Tecnologia

Funcionários cobram transparência em plano para buscas do Google na China

Empresa planeja bloquear do mecanismo chinês alguns sites e termos de busca para conseguir ganhar aprovação do governo do país para operar no país

Google: funcionários temem que companhia valide proibições à liberdade de expressão no país (Aly Song/Reuters)

Google: funcionários temem que companhia valide proibições à liberdade de expressão no país (Aly Song/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 19h43.

San Francisco - O plano do Google de lançar um mecanismo de busca censurado na China exige "mais transparência, supervisão e responsabilidade", escreveram centenas de funcionários da companhia em uma petição interna obtida pela Reuters nesta quinta-feira.

O Google planeja bloquear do mecanismo chinês alguns sites e termos de busca para conseguir ganhar aprovação do governo da China para operar a ferramenta de pesquisa para dispositivos móveis no país.

Os funcionários da companhia temem que, ao concordar com as exigências de censura, o Google vai validar as proibições à liberdade de expressão no país e violar a cláusula do código de conduta da empresa que afirma "não seja malvado".

Após outra petição de funcionários neste ano, o Google anunciou que não vai renovar um projeto para ajudar os militares dos Estados Unidos a desenvolverem tecnologia de inteligência artificial para drones.

A nova petição afirma que o projeto da empresa na China deixou claro que os princípios éticos divulgados pelo Google durante o debate anterior sobre drones "não são suficientes".

Representantes do Google não comentaram o assunto.

Três ex-funcionários envolvidos em esforços anteriores do Google na China afirmaram à Reuters que a atual liderança da empresa pode avaliar que a oferta de resultados de busca limitados na China é melhor do que nenhuma oferta de informação.

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetGoogleChina

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo