Fraudes e ataques na web triplicam no país

Estudo mostra que os casos de phishing, fraudes online, infecções por vírus e golpes na internet triplicaram no Brasil nos últimos 12 meses

São Paulo — O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) afirmou que, no país, foram registradas 91 mil notificações de incidentes de segurança na internet somente no primeiro trimestre de 2011. O número é três vezes maior que a quantidade de incidentes registrados no mesmo período de 2010.

As tentativas de golpes do tipo phishing clássico registraram o maior aumento nesse setor, com crescimento de 134%. São golpes em que o fraudador enganha o usuário por meio de uma página falsa de um banco ou site de comércio eletrônico, levando-o a fornecer informações pessoais. Esse tipo de ataque corresponde a metade dos incidentes registrados. 

Nos ataques a servidores da internet, com aumento de 69%, os criminosos exploram falhas em aplicações da web para hospedar páginas falsas, cavalos de Troia e scripts usados para enviar spam ou scam.

Enquanto esses ataques crescem, outros tipos de golpe estão se tornando menos comuns. Um exemplo são os cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representam 46% das notificações de tentativas de fraude. A quantidade de incidentes relacionados com eles se reduziu 20% em relação aos três primeiros meses do último ano. 

A CERT.br também identificou que, entre as notificações recebidas nesse período, 49 mil se enquadram na categoria “outros”, registrando aumento de 25 vezes com relação ao mesmo período de 2010. Entre os incidentes nessa categoria, estão casos de máquinas já infectadas por programas maliciosos que tentam acessar arquivos de configuração na internet.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.