Tecnologia

Facebook se inspira no Twitter e estreia botão “retweet”

Esta, no entanto, não é a primeira vez que a rede de Zuckerberg copia algumas funções do Twitter

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 18h31.

Ontem o Facebook anunciou o aplicativo Paper, um leitor de notícias exclusivo da rede social, e dentro do programa uma nova ferramenta funciona de forma similar ao “retweet” do Twitter.

Na parte inferior de uma postagem dentro do Paper, o usuário pode clicar em um símbolo de uma seta para acionar o menu “compartilhar”, então basta clicar no botão “Reshare” para compartilhar a publicação com amigos e seguidores.

O “Reshare” é similar a função “compartilhar na sua timeline” do Facebook, mas sua diferença está na simplicidade e facilidade do uso.

O “compartilhar na sua timeline”, por exemplo, pede que o usuário escreva um comentário antes de publicar o post na rede social. Já o botão “Reshare” compartilha o conteúdo com apenas um clique, igual a opção “retweet” do Twitter.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o Facebook copia algumas funções do Twitter. A rede social recentemente lançou suporte a hashtags e criou uma seção de trending topics, além do formato de menção a um perfil utilizando “@” antes do nome.

A opção “Reshare” estará disponível somente no aplicativo Paper e o Facebook afirma não ter planos para levar a ferramenta para a plataforma web da rede social.

Aplicativo - Diferentemente do formato atual do feed de notícias, a navegação no aplicativo é na horizontal, com em um jornal, e o uso da interface é quase que exclusivamente baseado em gestos. Segundo o The Verge, que teve acesso em primeira mão à novidade, o app lembra bastante o Flipboard.

Haverá divisão em 19 editorias, como esportes, tecnologia e cultura, para facilitar o acesso aos conteúdos. Inicialmente o app estará disponível apenas para iPhone. O Paper será lançado em 3 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira, mas será exclusivo para os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociaisTendênciasTwitter

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança