Facebook libera mais opções de gênero nas configurações de perfil
Em adição a masculino e feminino, rede social traz agora opção 'Custom', que permite selecionar entre alternativas como assexuado, andrógino e transexual
Da Redação
Publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 18h03.
O Facebook liberou nesta quinta-feira mais opções de configuração relacionadas ao gênero dos usuários. Por ora limitada à versão em inglês da rede social, a mudança habilita uma alternativa Custom (personalizado) em adição a Male (masculino) e Female (feminino). Caso seja selecionada, ela abre um campo que pode ser preenchido com Agender (assexuado), Androgyne (andrógino) e Trans (transexual), por exemplo.
A novidade foi elaborada em parceria com a Aliança Gay & Lésbica Contra a Difamação (GLAAD, na sigla em inglês), e ainda permite definir o pronome que o Facebook usará para se referir ao usuário. Estão listadas as opções Male: Wish him a happy birthday (Masculino: Deseje a ele um feliz aniversário), Female: Wish her a happy birthday (deseja a ela) e Neutral: Wish them a happy birthday (neutro).
Usuários que se encaixam nos casos se mostraram satisfeitos nos comentários de posts da GLAAD e do Buzzfeed, mas lembraram que faltam alguns pontos nas configurações. Ainda não é possível alterar opções de parentesco, por exemplo mesmo com alternativa Custom selecionada, um dos usuários ainda não conseguia mudar de Son (filho) para Daughter (filha).
Essas questões podem ser enviadas como feedback ao Facebook, que futuramente deve arrumá-las. Já em relação à novidade desta quinta, por ora, ela está disponível na rede social em inglês. Contatada por INFO, a assessoria do site no Brasil afirmou ainda não ter informações em relação à tradução da funcionalidade para português, mas mencionou que essas novas funções costumam ser adicionadas aos poucos a outros idiomas.