Facebook chega a 100 milhões de celulares “burros”

Lançado há quase dois anos, o aplicativo “Facebook Para Qualquer Telefone” chega à marca de 100 milhões de usuários

São Paulo -- O Facebook divulgou hoje que seu aplicativo para celulares simples, o “Facebook Para Qualquer Telefone”, chegou à marca de 100 milhões de usuários ativos. 

O app permite acompanhar as atualizações, enviar fotos e trocar mensagens com outras pessoas. Novos usuários também podem se cadastrar na rede social por meio dele. Segundo o Facebook, ele é compatível com 3 mil celulares diferentes.

O “Facebook Para Qualquer Telefone” foi inicialmente desenvolvido em Israel pela Snaptu, startup que o Facebook comprou em 2011. Segundo relatos não oficiais, a empresa de Mark Zuckerberg pagou 70 milhões de dólares pela Snaptu. O app foi relançado com o novo nome em agosto daquele ano.

Os desenvolvedores tiveram de vencer o desafio de colocar os recursos básicos da rede social em aparelhos com processador fraco, pouca memória e tela de baixa resolução, entre outras limitações. Tiveram de considerar, também, que muitos usuários desses celulares não têm um bom plano de dados.

“A plataforma da Snaptu usa o poder de servidores para acelerar e otimizar a forma como os aplicativos para celulares funcionam e é a chave para proporcionar uma excelente experiência aos usuários de aparelhos mais simples”, diz Ran Makavy, ex-CEO da Snaptu e hoje gerente de crescimento do Facebook, num comunicado enviado pela empresa à imprensa.


Apesar de o foco da evolução tecnológica estar nos smartphones, para o Facebook e outras empresas da internet, os celulares mais simples são estratégicos. No Brasil, por exemplo, eles ainda são maioria. Segundo um levantamento da GfK, só 40% dos celulares vendidos no país de janeiro a maio deste ano são smartphones.

Como quase todos os usuários de smartphones já estão no Facebook, é nos aparelhos mais básicos que existe maior oportunidade de crescimento para a rede social. Além disso, o Facebook recentemente começou a exibir anúncios nesses aparelhos, como informa o New York Times

Citando um estudo da eMarketer, o jornal nova-iorquino também diz que o Brasil é um dos cinco países onde o app faz mais sucesso. Os outros são Índia, Indonésia, México e Vietnam. O app pode ser obtido no próprio site do Facebook.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.