Evento criado por Zuckerberg e Sergey Brin premia cientistas com 36 milhões de dólares
A segunda edição do Breakthrough Prizes premiou 12 pessoas por descobertas científicas feitas nos últimos anos
Da Redação
Publicado em 10 de novembro de 2014 às 13h09.
Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, e Sergey Brin, cofundador do Google, promoveram no domingo (9) a segunda edição do Breakthrough Prizes, um evento criado em 2013 para recompensar pesquisadores e cientistas do mundo todo com uma soma de 36 milhões de dólares.
Cada vencedor recebe a quantia de 3 milhões de dólares, quase três vezes mais do que o valor recebido pelos ganhadores do prêmio Nobel.
Neste ano, o Breakthrough premiou pela primeira vez pesquisadores na área da matemática. Cinco deles ganharam medalhas por pesquisas que vão desde álgebra geométrica até teoria analítica dos números.
Seis outros prêmios foram para cientistas na área de ciências da vida por descobertas relacionadas a imunidade bacteriana e regulação genética.
O prêmio de física foi para um grupo que provou que a expansão do universo está acelerando, e não freando, como era sustentado.
Os financiadores do Breakthough Prizes, entre eles o bilionário russo Yuri Milner e outros empresários da tecnologia além de Zuckerberg e Brin, dizem esperar que as quantias entregues sejam uma forma de incentivo à pesquisa científica no mundo todo.
"Estamos usando todos os meios existentes, incluindo dinheiro, para espalhar essa mensagem", disse Milner durante a cerimônia de entrega.