Tecnologia

EUA investigam compra de patentes da Nortel por Apple e Microsoft

Os EUA investigam se a compra de 6.000 patentes por um consórcio que inclui Apple, Microsoft e RIM é uma manobra anticompetitiva contra o Google

Para Microsoft, Apple e RIM, as patentes podem ser uma arma contra o Android (Reprodução)

Para Microsoft, Apple e RIM, as patentes podem ser uma arma contra o Android (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 10h00.

São Paulo -- O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) está intensificando a investigação sobre a venda das seis mil patentes da Nortel para o consórcio de seis empresas liderado por Microsoft e Apple, que inclui também a Research In Motion (RIM), Ericsson, Sony e EMC.

A suspeita do órgão é que as empresas possam utilizar as patentes de mobilidade, adquiridas pelo valor de US$ 4,5 bilhões, para eventuais processos contra o Google, fabricante do sistema operacional Android. Isso geraria concorrência desleal no mercado, segundo fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal.

O DOJ está entrevistando membros do consórcio sobre os planos de utilizar as patentes em processos contra fabricantes que utilizem o software do Google. Além disso, outras empresas que podem ser afetadas negativamente por esses prováveis processos estão sendo consultadas. O consórcio não divulgou a intenção de uso das patentes, nem como será uma possível divisão entre as empresas participantes.

Porta-vozes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e das empresas envolvidas no consórcio não comentaram o caso. O Google, por sua vez, já havia declarado, na ocasião da compra, que a intenção das empresas era “impedir outras companhias de trazer novos produtos ao mercado”.

A lei dos Estados Unidos permite que, mesmo com a compra já realizada, a Justiça interfira e imponha condições às partes. Em abril, o mesmo órgão forçou um consórcio que incluía Microsoft, Apple e Oracle a se comprometerem a não utilizar um portfólio de patentes recém-adquiridas para prejudicar rivais. A Microsoft foi obrigada a licenciar algumas patentes em detrimento da compra das mesmas, abdicando, assim, de mais direitos sobre as tecnologias envolvidas.

O Google tem reforçado seus mecanismos na área de patentes. Fabricantes de smartphones que utilizam o sistema Android, como HTC, Samsung e Motorola, já enfrentam um processo da Apple, que as acusa de violar suas patentes. Na última sexta-feira, 29, a gigante das buscas adquiriu mais de mil patentes da IBM.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleMicrosoftPatentesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quer criar grupos no WhatsApp sem adicionar membros? App permite a função para alguns dispositivos

Montadoras chinesas tem crescimento nas vendas de abril, destaque para veículos de nova energia

Google disponibiliza Modo IA com recursos que melhoram as buscas

Vietnã assume produção de linha premium da Apple