EUA criam conta no Twitter em farsi para falar com iranianos

Governo americano pretende usar a rede social para melhorar sua comunicação com a população local

Washington - O Departamento de Estado dos Estados Unidos começou a escrever neste domingo mensagens em farsi no site de microblogs Twitter, para se dirigir aos iranianos e insistir na necessidade de o Irã permitir que sua população se manifeste de forma pacífica e livre, como no Egito.

No lançamento de sua nova conta no Twitter, @USAdarFarsi, os Estados Unidos evocaram "o papel histórico" que as redes sociais tiveram para os iranianos nos protestos, após as eleições presidenciais de 2009. "Queremos nos unir a vocês, às suas conversas diárias", escreve o Departamento de Estado em uma mensagem.

Os Estados Unidos também acusaram no domingo as autoridades iranianas de hipocrisia, já que saúdam a revolta egípcia e ao mesmo tempo proíbem a realização de protestos antigovernamentais em seu território.

Nesta segunda-feira, milhares de pessoas tentavam se reunir em diferentes regiões do centro de Teerã no início da tarde, apesar de a polícia e as forças de ordem tentarem impedi-las, segundo testemunhas e vários sites de oposição.

O farsi é a língua oficial no Irã e um dos idiomas oficiais de Afeganistão e Tadjiquistão.

Após dias de pressão popular, Mubarak abandonou a presidência do Egito na sexta-feira, após passar 30 anos no poder.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.