Tecnologia

Conheça o robô que o Google usa para testar a agilidade do Android e do Chrome OS

Máquina simula um dedo e é utilizada para avaliar a latência em aparelhos que rodam Android ou Chrome OS

touchbot (Reprodução)

touchbot (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 14h50.

Testar o tempo de resposta de smartphones com Android manualmente é algo que pode demandar bastante tempo. Então por que não automatizar o processo? Pois é bem isso que o Google faz com o TouchBot, este curioso robô mostrado em um vídeo divulgado no YouTube por François Beaufort, evangelista “de felicidade” e do Chromium dentro da empresa.

A máquina que "simula" um dedo é utilizada para, entre outras funções, testar a latência (ou tempo de resposta) de aparelhos que rodam o SO móvel ou o Chrome OS. Ela executa seis tipos de avaliações para checar se os smartphones e notebooks com os sistemas operacionais respondem rapidamente, exibindo os resultados das interações – como tocar ou arrastar o dedo sobre a tela – em tempo hábil.

O robô é usado também na avaliação dos trackpads de ChromeBooks, e o código-fonte que faz a máquina funcionar é open source. A companhia por trás dele, aliás, é a finlandesa OptoFidelity, especializada na criação de máquinas e sistemas do tipo, adotados em testes de interfaces de usuário, funcionalidades de aplicações, testes de stress e até de qualidade de vídeo. Confira o vídeo abaixo:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoRobóticaBrowsersINFOChrome

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs