Em novo teste, Twitter passa a mostrar mais anúncios
O Twitter, que tem sede em São Francisco, obtém a maior parte da sua receita com publicidade
Lucas Agrela
Publicado em 24 de maio de 2019 às 08h00.
Última atualização em 24 de maio de 2019 às 08h00.
Se você tem a sensação de que está vendo mais anúncios no Twitter recentemente, não é apenas imaginação. Um porta-voz do Twitter disse nesta semana que está fazendo um teste com "carregamento de anúncios", termo usado pelo setor para descrever a frequência com a qual os usuários veem publicidade. Como resultado, algumas pessoas estão recebendo mais anúncios em sua conta de Twitter do que o normal.
"Estamos sempre realizando experimentos com nossa experiência com anúncios, inclusive com os vários aspectos da frequência e segmentação de publicidade", disse a rede social em comunicado, também incentivando os usuários a compartilharem suas opiniões sobre a experiência.
No começo da semana, alguns jornalistas perceberam a diferença e começaram a tuitar que estavam vendo mais anúncios no Twitter.
Nem todos os usuários do Twitter têm o mesmo carregamento de anúncios, o que significa que o experimento não afetará todas as contas. Algumas pessoas veem mais publicidade do que outras, dependendo de vários fatores, entre eles, como o número de anúncios influencia a forma como utilizam a plataforma. (O Facebook e o Instagram fazem algo parecido.)
Há três anos, o Twitter desativou os anúncios de alguns dos usuários mais proeminentes da rede, como parte de um esforço para mantê-los conectados. Alguns usuários ainda têm contas de Twitter sem publicidade.
A empresa não quis informar a dimensão do experimento.
O Twitter, que tem sede em São Francisco, obtém a maior parte da receita com publicidade. O público diário da plataforma vem crescendo, mas a base mensal de usuários tem diminuído na maior parte dos últimos 12 meses. Assim, é compreensível que o Twitter esteja tentando aumentar a carga de anúncios como forma de sustentar o crescimento da receita, apesar de uma base de usuários em declínio.