Tecnologia

Download falso de GTA V para PC traz mais de 9 GB de malware

Pacote de 9,5 GB traz adware, barra de ferramentas para navegador e 'manual' do jogo; torrent disponibilizado na última semana era ainda maior, com 18 GB

gtavgratis (Reprodução)

gtavgratis (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 19h15.

No PS3 e no Xbox 360 desde setembro, Grand Theft Auto V ainda não chegou aos PCs. Mas isso não impediu que criminosos virtuais disponibilizassem links para baixar uma suposta versão do game para computadores. Os downloads, claro, são falsos, mas o que impressiona são os tamanhos de dois dos pacotes de malware: 9 e 18 GB.

O menor e mais recente deles foi mostrado nesta segunda-feira pelo ThreatTrack Security Labs, e vem do site Download Apps. A página falsa até parece confiável, trazendo uma descrição do jogo. No entanto, já perde a credibilidade com o botão para download gratuito e com os requisitos mínimos – navegador Internet Explorer 7, Firefox 3 ou Chrome, além de sistema operacional Windows XP SP2, Windows Vista ou Windows 7.

O pacote de 9,54 GB traz, no lugar do prometido jogo, uma barra de ferramentas, aplicativos de previsão do tempo e os adware BrowserSafeGuard, PriceGong e PC Speed Up. O GTA V do nome se resume a um programa com informações sobre personagens, screenshots, mapa, trailers e músicas – o que, convenhamos, serve apenas para deixar os jogadores com vontade.

Mais grave e ainda maior, o outro pacote se popularizou na última semana, com incríveis 18 GB de arquivos mal intencionados. Tratava-se de um torrent, que aparecia nos primeiros resultados de busca do Google e foi baixado por milhares de pessoas. Quem encarou o demorado download, viu, de fato, um arquivo “setup.exe” aparentemente legítimo – mas também recebeu uma quantidade gigantesca de vírus.

GTA V nos PCs – A Rockstar ainda não anunciou o lançamento oficial do game para computadores, mas rumores apontam para o primeiro trimestre de 2014. GTA V foi lançado para PS3 e Xbox 360 no meio de setembro e foi o game a bater mais rápido a marca de 1 bilhão de dólares arrecadados, ao alcançá-la em três dias. 

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresGamesINFOMalwareseguranca-digital

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China