Doodle em homenagem a Les Paul vira mania no Twitter

O logotipo do Google que homenageia o guitarrista Les Paul continua no ar no site americano da empresa. Ele chegou, ontem, ao primeiro lugar no Twitter
A Gibson Les Paul, desenvolvida pelo músico Les Paul junto com a fabricante Gibson, caiu no gosto tanto de jazzistas como de metaleiros (Reprodução/Reprodução)
A Gibson Les Paul, desenvolvida pelo músico Les Paul junto com a fabricante Gibson, caiu no gosto tanto de jazzistas como de metaleiros (Reprodução/Reprodução)
V
Vinicius AguiariPublicado em 07/09/2011 às 13:21.

São Paulo - O Google já retirou do seu site brasileiro (google.com.br) a versão do logotipo da empresa que, transformada em guitarra virtual, homenageia o guitarrista Les Paul. Mas ela continua disponível na versão americana do site (google.com). Foi um dos Doodles de maior sucesso na história da empresa. Ontem, hashtag #GoogleDoodle ocupou a primeira posição entre os trending topics do Twitter Brasil.

O principal atrativo do Doodle é o recurso que permite tocar as cordas da guitarra virtual por meio do teclado da máquina. Para isso, antes é preciso clicar no tecladinho que fica ao lado do captador. Em seguida, basta digitar a sequência das notas. A versão disponível no site americano tem um recurso que permite aos usuários gravar as músicas tocadas. O gravador não estava disponível para os brasileiros. Os usuários estão usando o Twitter para compartilhar as cifras. Veja três exemplos:

Tema do Titanic

4-4-4-4-3-4 4-3-4 5-6-5 4-4-4-4-3-4- 4-1

Satisfaction, dos Rolling Stones

33-345-55-44-33-3

Smoke on the Water, do Deep Purple
3-5-6 3-5-7-6 3-5-6 5-3

Les Paul inovou ao criar uma das primeiras guitarras de corpo sólido, o que foi decisivo para o desenvolvimento do rock´n roll. Até então, os instrumentos eram, em geral, semiacústicos. Ele também foi um explorador dos efeitos de estúdio e suas possibilidades. Também foi um músico habilidoso e criativo, com repertório baseado no jazz, no country e no blues. Les Paul morreu em 2009. Seu nome faz parte do Hall da Fama do Rock´n Roll junto com Elvis, Beatles, Rolling Stones e outros grandes artistas.

Transformado em guitarra, o logotipo do Google pode ser tocado com o mouse ou com o teclado (Reprodução)