Compare o iPhone 4 a outros modelos disponíveis no Brasil
Embora menos alardeados, aparelhos de outras marcas trazem configurações semelhantes ao celular da Apple
Da Redação
Publicado em 15 de outubro de 2010 às 17h50.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h40.
São Paulo - Três meses depois de ter sido apresentado pela Apple, nesta semana o iPhone 4 começou a ser vendido no Brasil. Filas de clientes afoitos por comprar o aparelho se formaram em lojas de operadoras de todo o país. O iPhone 4 realmente chama a atenção por trazer novidades como a Tela Retina, de altíssima resolução, câmeras frontal e traseira para videoconferência, um design elegante, boa performance, além de acesso à loja de aplicativos da plataforma Apple, atualmente a maior dentre as disponíveis para sistemas operacionais móveis.Mas o celular da Apple também tem seus pontos fracos, como a limitação a conteúdos em Flash no navegador, restrições que a fabricante impõe para os desenvolvedores de aplicativos, sem falar na falha de design que implica na perda de sinal dependendo da maneira como o usuário segura o aparelho.Outros smartphones, muito menos alardeados, podem ser mais adequados, dependendo do uso que o usuário vai fazer. Confira alguns deles nas próximas páginas.
Talvez o principal rival do iPhone 4, o Galaxy S já está disponível no Brasil desde o início de agosto. O aparelho, aliás, tem uma versão exclusiva para o mercado brasileiro, com recursos indisponíveis no modelo vendido em outros países. Destacam-se entre as especificações o sintonizador de TV digital no padrão brasileiro e a possibilidade de uso como hotspot Wi-Fi. A tela usa a tecnologia AMOLED, que tem constraste muito superior ao LCD, e o celular ainda tem rádio FM e, rodando o Android 2.1, usa o sistema Swype, método de digitação que reconhece movimentos, facilitando o processo na ausência de um teclado físico. A câmera tem resolução de 5 MP, mas não dispõe de flash.
Outro modelo da Samsung, o Wave se diferencia por usar um sistema operacional próprio, o Bada, criado pela próprio sul-coreana. O aparelho tem tela AMOLED de 3,3 polegadas, processador de 1 GHz, conectividade Wi-Fi n, 3G e Bluetooth e câmera de 5 MP. A capacidade interna é pequena se comparada ao iPhone (16GB e 32GB) e ao Samsung Galaxy (16GB): são apenas 2GB. Mas ele já vem com um cartão microSD que adiciona 8GB. Para quem o smartphone quase como um computador, a desvantagem é que a loja de aplicativos da Samsung para o Bada é bastante limitada.
Enquanto o Droid 2 e o Droid X, mais recentes lançamentos da Motorola, não chegam oficialmente ao Brasil, o destaque entre os smartphones da empresa segue sendo o Milestone, um Android com tela de 3,7 polegadas e teclado físico com processador potente. Ainda conta com uma câmera de 5 MP com flash de LED. A memória interna, porém, é um pouco limitada, o que pode tornar o sistema lento quando o smartphone tiver muitos aplicativos. A grande desvantagem, porém, fica por conta do tamanho e do formato quadradão, o que pode ser um tanto desconfortável para levar o tempo todo no bolso.
O Xperia X10 chama a atenção em praticamente tudo. Tem uma tela de 4 polegadas com boa resolução, câmera de 8,1 MP, processador de 1 GHz, GPS, além de uma boa interface e outros recursos mais básicos. Ele vem ainda vem com um cartão microSD de 8 GB. Funciona bem também como reprodutor de vídeo e músicas, mas não tem rádio FM integrado. A desvantagem, por enquanto, é que ele usa o sistema operacional Android 1.6, já ultrapassada. "Por enquanto" porque até o fim do ano, a Sony Ericsson promete atualizá-lo para a versão 2.1.
O Nokia N900 chegou um pouco tarde ao Brasil, quase um ano depois de ser lançado no mercado norte- americano, mas ainda é capaz de competir com os demais smartphones disponíveis por aqui. O processador é de 600 MHz e a memória interna de 32 GB. Ele ainda conta com uma câmera de 5 MP com lente Carl Zeiss, Wi-Fi, 3G, GPS, slot microSD. O design deixa um pouco a desejar para quem se preocupa com este detalhe. O ponto fraco do N9000 é o sistema operacional que usa, o Maemo, que foi descontinuado para dar lugar ao sistema MeeGo, desenvolvido em parceria entre a Nokia e a Intel.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotivaCEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve JobsBluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual