Tecnologia

China desenvolve "uniformes inteligentes" para monitorar crianças

Roupas contêm GPS embutido e podem identificar até mesmo os cochilos durante a aula

. (Guizhou Guanyu Technology/Divulgação)

. (Guizhou Guanyu Technology/Divulgação)

São Paulo - A China segue investindo pesado em dispositivos de segurança para monitorar as atividades de seus cidadãos. A última novidade são os “uniformes inteligentes”, que já são utilizados em onze escolas da província de Guizhou, no sudoeste do país. As roupas são embutidas com chips contendo GPS, o que garante o registro da localização exata das crianças, além de informações sobre comportamento e atenção.

A tecnologia é desenvolvida pela empresa local Guizhou Guanyu Technology e é capaz de emitir um alarme caso a criança que veste o uniforme saia da área da escola ou tire um cochilo durante a aula. Além disso, os pais podem monitorar e limitar as compras que os filhos fazem nos estabelecimentos comerciais dentro da escola por meio de um aplicativo.

De acordo com o jornal estatal chinês The Global Times, o sistema é difícil de ser burlado. Os chips são inseridos sob o ombro dos uniformes e suportam até 500 lavagens. Sistemas de reconhecimento facial nas portas das escolas garantem que os alunos não trocaram de uniforme em algum momento.

Porta-vozes da empresa disseram ao jornal Beijing News que não monitoram o movimento dos alunos o tempo todo, uma vez que a iniciativa tem gerado debates sobre direitos de privacidade entre os cidadãos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaChipsEscolasGPSRoupasseguranca-digital

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA