Carros da Ford ganham suporte ao aplicativo Waze no iPhone
Aplicativo de GPS agora pode ser visto no painel dos veículos da montadora
Lucas Agrela
Publicado em 17 de maio de 2018 às 15h24.
Última atualização em 17 de maio de 2018 às 15h48.
São Paulo – Quem possui um carro da Ford e é usuário de iPhone pode, a partir de hoje (17), usar o aplicativo de navegação por GPS Waze espelhado no painel multimídia. O recurso, por enquanto, é exclusivo da montadora.
Os veículos precisam ser recentes e o sistema de entretenimento automotivo deve ter o sistema Sync 3 instalado. Quem não estiver com a versão mais nova do software pode fazer o download no site da Ford.
Os motoristas verão o trajeto no painel e poderão ajustá-lo por meio de comandos de voz, se necessário. Com a novidade, não é mais preciso acoplar o iPhone ao painel do carro com um suporte.
Os modelos que têm o Sync 3 são os seguintes: EcoSport, New Fiesta, Focus, Ranger, Fusion, Edge e Mustang. Modelo de entrada da marca, o Ford Ka não aparece na lista.
O espelhamento do mapa do Waze não acontece por Bluetooth, e sim por cabo USB. Ainda assim, é preciso ter o aplicativo AppLink, da Ford, instalado no iPhone e estar com a versão mais recente do sistema da Apple, o iOS 11.3.
Enquanto a novidade para iPhones é exclusiva da Ford, os sistemas de entretenimento automotivo com suporte para o Android Auto podem fazer o espelhamento do Waze em smartphones com sistema Android. A GM, com o Onix, foi a primeira a anunciar o recurso, em julho do ano passado.
Ainda que a grande maioria das montadoras tenham mapas com navegação curva a curva, seus sistemas não têm os dados de trânsito em tempo real que o Waze oferece por estar sempre conectado à internet e compartilhando dados com os demais usuários.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso de celular é a 3ª maior causa de mortes no trânsito no Brasil, perdendo somente para o excesso de velocidade e para o consumo de álcool pelos motoristas. Ao integrar o smartphone ao painel do carro e oferecer controles por comandos de voz, a expectativa é que essa estatística seja reduzida.