Carro movido a energia solar da Lightyear promete rodar por 4 meses sem precisar de tomada
A primeira linha do carro, de 946 unidades, será produzida na Finlândia, com preço inicial de 250 mil euros
André Lopes
Publicado em 12 de junho de 2022 às 18h26.
Última atualização em 13 de junho de 2022 às 13h10.
A Lightyear, fabricante holandesa que é pioneira em veículos elétricos solares, alcançou um grande marco de desempenho e autonomia ao rodar 710 km com uma carga completa no protótipo One e 11 mil km gestando recargas solares e do freio regenerativo.
Um desempenho inédito na história dos carros elétricos e que garante ao veículo que ele possa ser lançado cumprindo boa parte das promessas feitas pela empresa na fase de captação de investimentos, feita em 2019.
Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da startup, explicou que o carro conseguiu registrar o grande alcance com um consumo de energia de apenas 137 Wh a cada 1,6km, isso a 85km/hora. “Mesmo os carros elétricos mais eficientes do mercado hoje consomem cerca de 50% a mais de energia a esta velocidade relativamente baixa”, disse ao site Automotive World.
Ao todo foram 6 anos de desenvolvimento. Agora ele está finalmente pronto e estará disponível para encomendas a partir do terceiro trimestre. A primeira linha do carro, de 946 unidades, será produzida na Finlândia, com preço inicial de € 250 mil, ou mais de R$ 1,3 milhão em uma conversão direta.
A empresa também afirmou que em um dia ensolarado médio na Holanda o carro pode rodar cerca de 50 km por dia apenas graças à energia proveniente dos 5 metros quadrados de painéis solares no teto e capô.