Tecnologia

Cápsula da SpaceX que levou os primeiros civis ao espaço pousa na Flórida

Tripulação inteiramente civil financiada pelo bilionário Jared Isaacman pousou em segurança no Oceano Atlântico depois de 3 dias na órbita da terra

Spacex: primeira tripulação civil da história pousou em segurança na Flórida.  (Space X/Divulgação)

Spacex: primeira tripulação civil da história pousou em segurança na Flórida. (Space X/Divulgação)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 18 de setembro de 2021 às 20h45.

O quarteto de cidadãos astronautas recém-formados que compõem a missão SpaceX Inspiration4 pousou com segurança na Flórida por volta das 20:00 horas deste sábado, completando um voo de três dias da primeira tripulação inteiramente civil já lançada na órbita da Terra.

Para preparar a reentrada à atmosfera e retornar à Terra, o veículo SpaceX Crew Dragon completou duas “queimadas” de foguete na sexta-feira para diminuir sua altitude e alinhar a trajetória da cápsula com o local de pouso.

Toda a missão está foi financiada por um dos participantes, o bilionário Jared Isaacman, como uma forma de arrecadar fundos para o St. Jude’s Children Research Hospital, hospital de caridade para crianças com câncer. A meta é conseguir 200 milhões de dólares, mas Isaacman já doou mais de metade do valor.

A SpaceX, empresa de Elon Musk que forneceu a espaçonave e lançou ela da Flórida, antes de transportá-la da sede da empresa no subúrbio de Los Angeles., ainda gravou uma série documental para a Netflix. “Inspiration4: Viagem Estelar”, que foi lançada na última segunda-feira, 13, mostra os bastidores da missão espacial.

A equipe Inspiration4 foi lançada na quarta-feira do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, em cima de um dos foguetes Falcon 9 reutilizáveis em dois estágios, da SpaceX.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EspaçoElon MuskSpaceX

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs