Tecnologia

Basic pode propor metas para reduzir efeitos das mudanças climáticas

Grupo formado pelo Brasil, a África do Sul, China e Índia pode anunciar metas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo

aquecimento global (sxc.hu)

aquecimento global (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 06h30.

Brasília – O Basic - grupo formado pelo Brasil, a África do Sul, China e Índia - pode anunciar hoje (16) uma proposta com compromissos e metas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Negociadores passaram o domingo (15) reunidos em Foz do Iguaçu, no Paraná. Eles discutiram um texto que será ajustado pelos ministros dos países do bloco e apresentado durante a 19ª Conferência das Partes de Mudanças Climáticas (COP 19), prevista para ocorrer entre 11 e 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia.

Técnicos e especialistas dos quatro países tentaram, a portas fechadas, harmonizar posições sobre pontos polêmicos, como metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e critérios considerados prioritários para um acordo global sobre o tema, que incluiria compromissos de todas as nações.

Antes da divulgação do documento final, a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deve ajustar os últimos detalhes da proposta com os chefes de delegação da África do Sul, Edna Molewa, da China, Xie Zhenhua, e da Índia, V. Rajagopalan.

A expectativa das autoridades do bloco é que em 2015 as economias do mundo consigam concluir um acordo “vinculante” em que teriam que afinar políticas nacionais sobre o tema, como medidas de estímulo para que o setor produtivo busque alternativas menos poluentes em suas atividades às metas e obrigações globais estipuladas para todas as nações.

Representantes do governo brasileiro acreditam que o Basic, criado em 2007, tem contribuído para o entendimento no regime de mudança do clima e na definição de resposta ao aquecimento global. Um dos principais debates no bloco, assim como entre outros países, esbarra no financiamento de ações para a redução das emissões de gases nocivos e ajuda aos países mais pobres que sofrem diretamente os efeitos de inundações ou secas extremas.

O Brasil deve manter o combate ao desmatamento como exemplo para estimular ações em favor das florestas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAquecimento globalClimaDados de BrasilINFOMeio ambienteMudanças climáticasPreservação ambiental

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025