China: Apple remove bandeira de Taiwan de iPhones utilizados na China (Exame/Reprodução)
Maria Eduarda Cury
Publicado em 9 de outubro de 2019 às 16h37.
São Paulo - De acordo com alguns sites de notícias de Hong Kong, a Apple removeu o emoji que representa a bandeira de Taiwan do sistema iOS de usuários residentes em Hong Kong ou Macau, ambas regiões chinesas. Segundo informações de locais, a mudança aconteceu logo após a implementação do iOS 13, novo sistema operacional dos dispositivos Apple.
A remoção, apontada pelo editor chinês do site de negócios TechCrunch, Wang Boyuan, porém, só é aparente em teclados configurados para o chinês. Se o usuário alterar o teclado para a língua inglesa ou qualquer outra, é possível visualizar a bandeira, e a opção de copiar e colar de outros aplicativos ou websites também está funcionando.
Apple’s region lock of ROC Taiwan flag 🇹🇼 extended beyond CN devices to HK and Macau’s in the iOS/iPadOS 13.1.1 rollout. Interestingly, the new lock only affects the keyboard, and has no problem displaying and is easy to bypass by switching region. https://t.co/RVRKNQyc1l pic.twitter.com/8eQXambiAQ
— Boyuan Wang (@thisboyuan) October 3, 2019
Além disso, no começo desta semana, portais de notícias chineses reportaram que a Apple havia permitido, na App Store, um aplicativo que rastreava os movimentos de policiais por Hong Kong - o que, para a China, é um abuso de sua privacidade e informações particulares. Essa "disputa" teve início quando os Estados Unidos decidiram aumentar o preço de produtos de tecnologia para importação na China, de modo que o país asiático optou por boicotar os produtos estadunidenses.
A Apple não comentou oficialmente o assunto.