Apple libera atualização para iPhone e iPad. Veja os novos recursos
A Apple liberou o iOS 4.3, nova versão do sistema operacional que roda no iPhone, no iPad e no iPod touch. Veja o que ele traz de novo a esses dispositivos móveis
Maurício Grego
Publicado em 9 de março de 2011 às 19h42.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h35.
São Paulo — A atualização do sistema operacional iOS é feita por meio do aplicativo iTunes. Como outras atualizações, ela é gratuita e recomendada aos usuários que possuem dispositivos compatíveis. Os modelos que podem receber o novo sistema são iPhone 3GS e 4, iPad, iPad 2 (que começa a ser vendido sábado nos Estados Unidos) e iPod touch de terceira e quarta gerações. Quem tiver, por exemplo, um iPhone 3G, não vai poder instalar a nova versão. Confira as novidades nas próximas fotos.
A Apple incorporou, ao browser Safari, um novo mecanismo para exibição de páginas da web com código em JavaScript. Chamado Nitro, o novo mecanismo é, segundo a Apple, até duas vezes mais veloz que o anterior. Isso deve faze com que as páginas com conteúdo em JavaScript sejam carregadas mais rapidamente. Além disso, menus animados e outros recursos que são implementados com essa linguagem devem funcionar de forma mais instantânea.
Com o iOS 4.3, a Apple incorpora, ao iPhone 4, a possibilidade de funcionar como hotspot pessoal. O celular se conecta à internet pela rede 3G e compartilha essa conexão com outros dispositivos no mesmo local. É uma possibilidade que já existe em alguns smartphones com o sistema Android. O Personal Hotspot do iOS permite dar acesso à internet a até três aparelhos via Wi-Fi, três via Bluetooth e um via cabo USB. Esse recurso pode ser bloqueado pela operadora, como já acontece com o tethering, usado para conectar um segundo aparelho à internet por meio da conexão 3G do smartphone.
Usando a versão 10.2 do aplicativo iTunes, o recurso Home Sharing permite transmitir música e vídeo de um computador (Mac ou PC) para o dispositivo móvel. A transmissão, sem fio, é feita pela rede Wi-Fi. Assim, o usuário pode, por exemplo, manter sua biblioteca de filmes e músicas no computador e vê-los em qualquer lugar da casa no iPad.
Quando o iPad começou a ser vendido, a chavinha lateral próxima aos controles de volume nele servia para bloquear a rotação da tela. No final do ano passado, a versão 4.2 do sistema iOS alterou a função dessa chave, que passou a servir para silenciar o aparelho, como acontece no iPhone. Alguns usuários reclamaram da mudança. Agora, será possível escolher, por meio de um ajuste no sistema operacional, a função a ser desempenhada pela chave lateral: trava de rotação ou silêncio.
Há alguns melhoramentos no recurso AirPlay, que já existia na versão anterior do iOS. Ele permite enviar, por meio do receptor Apple TV (o da segunda geração apenas), vídeos, músicas e fotos do iPhone, iPad ou iPod touch para ser vistos num televisor ou projetor. Na nova versão, as imagens podem ser transmitidas diretamente do aplicativo de foto do iPhone, e também de outros aplicativos compatíveis.