Após ataque de drone, Paquistão discutirá aliança com EUA
O governo do Paquistão discutirá nesta segunda-feira a manutenção da aliança política e militar estabelecida com os Estados Unidos
Da Redação
Publicado em 4 de novembro de 2013 às 09h26.
O governo do Paquistão discutirá nesta segunda-feira a manutenção da aliança política e militar estabelecida com os Estados Unidos após um ataque realizado com um drone na última sexta-feira, que matou Hakimullah Mehsud, líder do Talibã na região.
De acordo com representantes do governo paquistanês, a operação conduzida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos fere a soberania do país, além de prejudicar os esforços para os acordos de paz com as milícias que controlam parte do Waziristão do Norte, região localizada na fronteira entre Paquistão e Afeganistão.
Mehsud, responsável por comandar uma rebelião contra o governo paquistanês, foi morto em um veículo após deixar uma mesquita. O motorista e o guarda-costas do líder também morreram durante a operação, segundo agências de inteligência do Paquistão.
As relações entre o país do Oriente Médio e os Estados Unidos estão estremecidas após uma série de relatos de operações realizadas com veículos não tripulados que causaram a morte de dezenas de civis paquistaneses no Waziristão do Norte.
No último dia 23 de outubro, Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, se reuniu com o presidente americano Barack Obama em Washington e pediu o fim dos ataques realizados com drones em seu país.