Exame Logo

Agora vai? SpaceX e Nasa preparam lançamento ao espaço no sábado

Segunda tentativa de decolagem está prevista para amanhã à tarde, no primeiro lançamento de uma missão tripulada nos Estados Unidos em 10 anos

SpaceX: lançamento precisou ser interrompido na última quarta (27) por causa do mau tempo na Flórida (Steve Nesius/Reuters)
EH

EXAME Hoje

Publicado em 29 de maio de 2020 às 07h02.

Última atualização em 29 de maio de 2020 às 07h13.

Depois de uma primeira tentativa frustrada, a SpaceX e Nasa se preparam para realizar o lançamento da cápsula Crew Dragon neste sábado (30). O foguete, que levará dois astronautas para a Estação Espacial Internacional, deveria ter decolado na última quarta-feira (27), mas o lançamento precisou ser interrompido na última hora por causa do mau tempo na Flórida.

Os astronautas estavam posicionados em seus assentos quando houve o cancelamento, dez minutos antes da decolagem.

Veja também

A missão faz parte de uma tentativa de colocar os Estados Unidos novamente na vanguarda do lançamento de astronautas para o espaço. Será a primeira vez, depois de quase uma década, que uma missão tripulada é enviada a partir do território americano. O Centro Espacial Kennedy, na Flórida, é usado para a decolagem.

O lançamento deste sábado também é um marco para a empresa SpaceX, do empresário bilionário Elon Musk. Será a primeira missão tripulada já realizada pela companhia desde que ela foi fundada em 2002.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley estarão a bordo da cápsula Crew Dragon, que será lançada com um foguete Falcon 9, de 70 metros de altura, desenvolvido pela SpaceX. A decolagem está marcada para as 16h22, no horário de Brasília. O foguete será lançado na plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong à Lua.

A estimativa é que os astronautas cheguem à Estação Espacial Internacional no dia seguinte, 19 horas após o lançamento. Em entrevista para a rede de televisão americana CBS, Elon Musk afirmou que, caso a missão falhe, a culpa será dele. Em 2013, a Nasa requisitou que a sonda Dragon, desenvolvida pela companhia de Musk para o transporte de cargas espaciais, fosse adaptada para poder levar uma tripulação ao espaço.

Após um investimento de mais de 3 bilhões de dólares por parte da Nasa e muitos atrasos no cronograma, a expectativa para o lançamento é alta. Caso a missão tenha sucesso, os Estados Unidos poderão voltar a enviar astronautas ao espaço sem depender do Cosmódromo de Baikonur, base de foguetes russa que tem sido usada pelo país desde 2011. Embora ainda exista a possibilidade de um novo adiamento por causa do tempo, a empresa e a agência americana estão comprometidas com a missão. O mundo aguarda com ansiedade.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEspaçonavesExame HojeNasaTesla

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame