Tecnologia

95% dos spammers usam apenas 3 bancos

Um estudo mostra que seria fácil reduzir drasticamente o volume de spam na internet bloqueando transações por cartão de crédito em bancos específicos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 18h42.

São Paulo -- Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que 95% de todas as transações feitas por emissores de spam no mundo passam por apenas três bancos. Um deles fica na ilha caribenha de Nevis, outro no Azerbaijão e o terceiro na Holanda.

Para encontrar essa informação, os analistas fizeram o que a maioria de nós evita: responderam a todos os spams recebidos durante três meses. Segundo as informações publicada no New York Times, após bilhões de mensagens enviadas e 120 compras feitas, os resultados surpreenderam.

Eles perceberam que os serviços bancários e de cartão de crédito são o calcanhar de aquiles dos spammers. Com a identidade dos bancos usados por eles revelada, as operadoras de cartão de crédito poderiam bloquear transações feitas para esses locais. Segundo os pesquisadores, isso deveria aumentar o custo da operação de spam e tirá-la de circulação. O resultado seria uma redução brutal no volume de spam no mundo.

Um dado importante levantado na mesma pesquisa corrobora a tese de que um aumento no custo tornaria a operação inviável: são necessário 12,5 milhões de spams enviados para que se obtenha um ganho de apenas US$ 100 em venda de Viagra.

Acompanhe tudo sobre:BancosInternetFinançassetor-financeiro

Mais de Tecnologia

Tem como sumir da internet? O que é possível fazer para tirar seus dados de sites de busca

Chip internacional e eSIM de viagem: como não pagar fortuna em roaming?

Google Fotos lotado? Veja como organizar e liberar espaço sem pagar mais caro

A IA encareceu tudo o que sua empresa já fazia, e a conta ainda não chegou na sua fatura