7 segredos e ferramentas que tornam o YouTube mais interessante
Todo mundo usa o YouTube, mas será que você conhece todos os truques e ferramentas do serviço?
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2015 às 14h52.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h44.
Praticamente todo mundo que gosta de internet usa o YouTube, mas será que você conhece todos os truques e ferramentas do serviço? Alguns easter eggs aqui, outras ferramentas meio escondidas lá e você descobre coisas que nunca tinha visto no serviço de vídeos do Google. Confira algumas delas na galeria a seguir:
Se você é fã de Star Wars, com certeza está familiarizado com essa frase. Se não é, deveria ser. :P De qualquer forma, digite Use the force Luke na barra de buscas e veja o YouTube totalmente fora de controle, principalmente conforme você mexe o mouse.
Apesar de nunca ter realmente aparecido em quaisquer dos episódios de Star Trek, a frase ficou popular entre os fãs da série mais ou menos como acontece com a famosa Luke, Im your father em Star Wars. De qualquer modo, a frase ficou conhecida como vindo de um comando que o Captain Kirk dá a seu engenheiro-chefe, Montgomery "Scotty" Scott, quando ele precisa ser transportado de volta para a Enterprise. Ao digitar a frase no campo de busca do YouTube, é possível ver os vídeos relacionados ao tema aparecendo de uma forma especial em sua tela.
O Doge é um meme da internet que se tornou popular em 2013. Consiste, basicamente, de uma imagem de um cão da raça Shiba Inu acompanhada de texto colorido em Comic Sans. O texto, que representa uma espécie de monólogo interior, é deliberadamente escrito em um inglês bem coloquial. O monólogo é geralmente para repreender um alvo imaginário por se comportar de determinada maneira. Tente digitar Doge Meme na busca do YouTube e veja sua home ficar colorida e toda em Comic Sans.
O Harlem Shake é um meme da internet que ficou famoso também em 2013. A origem vem do comercial de televisão do BIG SHAKE disponível no YouTube. O ponto decisivo para o comercial viralizar viral foi um vídeo de 35 segundos em que quatro pessoas fantasiadas dançam um trecho da música original. O vídeo virou um sucesso no mundo todo, fazendo o viral ser reproduzido com elementos diferentes por centenas de pessoas. No YouTube, basta digitar Do the Harlem Shake para aparecer um player ao lado do logo do site que começa a tocar a música. Depois, a página toda começa a dançar.
Aqui começam nossas dicas de ferramentas. Se você quer ir direto a um ponto específico de um vídeo, basta acrescentar a expressão "#t=xxmxxs" no final da URL para começar a assistir no tempo determinado. Por exemplo, para começar no 1º minuto e 30 segundos de um vídeo, basta colocar "#t=01m30s. É válido lembrar, porém, que isso não exclui os anúncios.
Se você prefere utilizar o mouse ao teclado, essas dicas podem ser úteis. Para passar pelo vídeo, basta pressionar algum número que o vídeo irá para determinada porcentagem dele. Por exemplo: ao clicar no 2, o vídeo irá para os 20%, ao clicar no 5, irá para 50%. Para aumentar e abaixar o volume, basta clicar nas setas cima e baixo, respectivamente. Para avançar lentamente pelo vídeo, utilize as setas para a esquerda e direita. O botão Home leva ao início do vídeo, e o End, ao fim. Para pausar e sair da pausa, utilize a tecla de espaço. Tudo isso deve ser feito com o vídeo selecionado (basta clicar na barra em que ficam o volume, as legendas e afins) para funcionar.
Talvez muitos não saibam, mas o YouTube possui um recurso muito útil de transcrição para deficientes auditivos. Basta clicar em mais abaixo do vídeo e clicar em transcrição. Ali, será possível ver um texto com tudo o que é falado no vídeo. Para ler tudo, clique na barra de rolagem que aparece à direita. Obviamente o recurso não entende certas palavras e transcreve outras de maneira errada, mas é muito interessante mesmo assim. Vale lembrar que a ferramenta funciona apenas em vídeos que contenham falas.