6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android – 27/4
Uma seleção de aplicativos para smartphones e tablets que são destaque nesta semana
Maurício Grego
Publicado em 27 de abril de 2013 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h38.
São Paulo — Abrimos a galeria de apps da semana com o DragonBox+ Algebra, que ensina matemática na brincadeira. Também testamos dois apps que fazem sucesso em outros países e começam a ficar conhecidos no Brasil: KakaoTalk e Snapchat. Experimentamos o novo episódio da série Real Racing (nesta imagem) e o Homestyler, que ajuda a planejar a decoração doméstica. Fechamos a lista com o RestauranteWeb, para encomendas de comida.
Em português, para iPhone/iPad (5,99 dólares) e Android (14,81 reais) O DragonBox Algebra é o melhor jogo educativo que já analisamos em EXAME.com. Foi criado para ensinar matemática a crianças a partir dos seis anos de idade. Nele, conceitos matemáticos são ensinados por meio de cartas com imagens de bichos, pontos e letras. Para testá-lo, tivemos a ajuda de uma menina de oito anos. Ela se entreteve jogando enquanto aprendia a resolver equações. O único ponto negativo é que a tradução para o português é ruim. Os autores criaram também o DragonBox Algebra 12 (para iOS e Android ), dirigido a estudantes com mais de 12 anos.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android A série de jogos de corrida Real Racing é conhecida pelo visual foto-realista e por fazer uso inteligente do acelerômetro e do giroscópio do smartphone ou tablet. O terceiro título da série traz gráficos ainda melhores e 46 carros de marcas como Porsche, Lamborghini, Dodge e Chevrolet. Eles correm em reproduções digitais de autódromos reais como Silverstone e Laguna Seca. Apesar de o app ser grátis, muitos dos itens precisam ser comprados com moedas virtuais que, por sua vez, devem ser adquiridas com dinheiro de verdade.
Grátis, em português, para iPhone, Android e outros O KakaoTalk, que já tem 85 milhões de usuários em outros países, chegou oficialmente ao Brasil neste mês. O app sul-coreano é uma alternativa ao Skype e a aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Um de seus atrativos é possibilitar conversas por voz de até cinco pessoas simultaneamente. Mas, diferentemente do Skype, ele não permite ligar para telefones comuns – só para outros usuários do app. Além disso, sua interface é bastante poluída. O serviço é grátis, mas há itens extras como emoticons e sons à venda.
Grátis, em português, para iPad O Homestyler, da Autodesk, traz uma maneira inovadora de planejar a decoração doméstica. Primeiro, o usuário fotografa o ambiente. Depois, escolhe as cores das paredes e acrescenta móveis, luminárias, tapetes, cortinas e outras peças de decoração. Há uma extensa biblioteca de objetos e a pessoa pode se inspirar vendo projetos de profissionais. A única coisa ruim é que muitos dos itens exibidos estão à venda apenas nos Estados Unidos.
Grátis, em português, para iPhone O RestauranteWeb oferece o mesmo serviço de pedidos de comida para entrega disponível no site homônimo. O usuário informa o CEP do local onde está e o app lista os restaurantes que fazem entregas lá. Os cardápios são listas simples, sem fotos. O serviço atende às principais cidades de 16 estados brasileiros. Um ponto negativo é que o usuário só fica sabendo as formas de pagamento aceitas pelo restaurante e a taxa de entrega na hora de fechar o pedido.
Grátis, em inglês, para iPhone e Android Lançado em fevereiro, o Snapchat virou mania em alguns países, somando 150 milhões de fotos transferidas por dia. A ideia é compartilhar uma foto com alguém por, no máximo, 10 segundos. Depois disso, a foto evapora. A volatilidade encoraja o envio de fotos picantes. Se a pessoa que recebe capturar uma imagem da tela para guardar, o remetente é avisado. Para registrar o número do celular e fazer contato com outras pessoas por meio dele é preciso enviar um torpedo para os Estados Unidos. Mas também é possível enviar fotos a amigos da lista de contatos.