Tecnologia

5G irá impulsionar vídeos e jogos no celular em 2020

OpenSignal faz suas previsões para o ano que vem

5G: novo padrão de internet móvel vai evoluir em 2020 no mundo (Sopa Images/Getty Images)

5G: novo padrão de internet móvel vai evoluir em 2020 no mundo (Sopa Images/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 24 de novembro de 2019 às 08h25.

Última atualização em 24 de novembro de 2019 às 09h25.

São Paulo – A consultoria OpenSignal, que monitora empresas de telecomunicações no mundo, lançou seu estudo de tendências para o ano de 2020. A internet 5G será a principal tecnologia a ser expandida, o que trará benefícios aos usuários.

A internet 5G será oferecida por operadoras, primeiro, a grandes centros urbanos – desse modo, desafogando a conexão 4G. Com isso, as cidades terão aumento de velocidade média e, mais tarde, as regiões rurais devem seguir esse movimento. Nesse ínterim, a diferença entre as regiões deve aumentar.

Ainda assim, segundo dados da OpenSignal, a internet 3G ainda será maior do que a 5G, e não só em economias emergentes. A Alemanha está entre esses países sem 4G para todos. A empresa informa que 27% de sua base de dados de usuários de redes de internet móvel nunca se conectaram a um 4G. Nesse cenário, as redes 4G existentes serão importantes para criar a fundação da 5G no mundo.

Para o Brasil, a OpenSignal espera que a operadora Oi participe do leilão da frequência que será dedicada à internet 5G, uma vez que ela perdeu o leilão da frequência de 700 MHz, usada para 4G. A consultoria espera que o leilão no Brasil seja de uma ampla gama de espectro de 5G, o que só deve acontecer no quarto trimestre de 2020.

Para vender planos de 5G, as operadoras devem oferecer combos com aplicativos e serviços aos consumidores. O novo padrão de conexão móvel deve, também, puxar tendências como a de consumo de vídeos no celular em qualquer lugar e de jogos online com vários jogadores conectados ao mesmo tempo.

O relatório completo de tendências da OpenSignal pode ser consultado no site oficial da empresa.

Acompanhe tudo sobre:3G4G5GInternetOperadoras de celularTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Plano do Instagram para engajar usuários pode dar certo?

Novo app permite instalar jogos retrô da Nintendo no iPhone; saiba como

Neuralink, de Elon Musk, fará teste de implante cerebral em novo voluntário

Mais na Exame