Tecnologia
Acompanhe:

5 serviços muito úteis para guardar fotos e músicas

Cinco opções práticas para manter fotos, músicas e documentos na nuvem e ter acesso a eles no computador, smartphone ou tablet

Os serviços de armazenamento na nuvem permitem ter acesso aos mesmos arquivos no PC, no smartphone e no tablet (Reprodução)

Os serviços de armazenamento na nuvem permitem ter acesso aos mesmos arquivos no PC, no smartphone e no tablet (Reprodução)

M
Maurício Grego

31 de dezembro de 2011, 07h30

São Paulo — Você precisa ter determinados documentos no seu computador do trabalho e no de casa? Muito mais prático do que ficar carregando os arquivos num pen drive ou mandá-los para si mesmo por e-mail é usar um serviço de armazenamento na nuvem. Disponíveis há anos, esses serviços se popularizaram bastante ao longo de 2011. 

Uma razão para isso foi a chegada de empresas como a Apple, com o iCloud, e a Amazon, com o Cloud Drive, a essa área. E a Microsoft criou um aplicativo para acesso ao Sky Drive no iPhone e no iPad. A essas empresas, juntam-se outras menores, mas em rápida ascensão, como Dropbox e SugarSync.

Alguns desses serviços sincronizam automaticamente os arquivos entre vários dispositivos. Assim, você pode consultar sempre a última versão, mesmo numa situação em que não há acesso à internet. E isso não vale só para os computadores pessoais, é claro. Smartphones e tablets também podem carregar cópias dos arquivos.

Outra vantagem é que fica fácil compartilhar esses arquivos com outras pessoas. Elas só precisam digitar um endereço no browser (ou clicar num link enviado por e-mail) para ter acesso a um arquivo compartilhado. Apresentamos, a seguir, cinco opções de serviços para armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los e mantê-los sincronizados com cópias guardadas no PC, no tablet e no smartphone.

O Google ficou fora da lista porque ele não oferece um serviço de armazenamento de arquivos de uso geral como os outros. Em vez disso, cada um dos aplicativos da empresa na web – Gmail, Picasa, Google Docs, YouTube – tem sua própria área para guardar os arquivos correspondentes. Confira os cinco serviços nas próximas páginas.


1 Dropbox

Aplicativo Dropbox no iPad

Vantagens: é muito fácil de usar e compatível com grande variedade de dispositivos

Desvantagens: oferece apenas 2 gigabytes grátis, o espaço adiconal é caro e ele só sincroniza o conteúdo de uma pasta específica

Para quem é indicado: quem precisa ter acesso aos arquivos no smartphone, no tablet e no computador da maneira mais simples possível

O Dropbox conquistou 50 milhões de usuários por ser fácil de usar e compatível com praticamente qualquer dispositivo capaz de se conectar à internet. O usuário pode ter, por exemplo, um PC com Windows no trabalho, um Mac em casa e um celular com Android no bolso. Os documentos poderão ser consultados nos três aparelhos, sempre na versão mais recente.

Para isso, basta instalar o aplicativo correspondente em cada um dos dispositivos e colocar os documentos numa pasta específica criada pelo programa. O app para smartphones e tablets funciona também como visualizador para documentos, fotos e outros arquivos. Também é fácil compartilhar arquivos com outros usuários. O serviço oferece 2 gigabytes gratuitos de espaço em seus servidores. Com uma assinatura que custa 9,99 dólares por mês, a capacidade aumenta para 50 gigabytes. O preço é mais alto que o dos outros serviços.


2 Apple iCloud

O iCloud funciona integrado à loja iTunes

Vantagens: é o mais completo e muitas operações são automáticas

Desvantagens: é preciso ter algum produto da Apple das gerações mais recentes para usá-lo (alguns recursos são acessíveis também no Windows)

Para quem é indicado: donos de iPhone, iPad, iPod touch e Mac

Depois de apanhar bastante com o finado MobileMe, a Apple caprichou em seu segundo conjunto de serviços na nuvem. O iCloud oferece backup automático dos dispositivos com a marca da maçã, streaming de conteúdo digital e a possibilidade de o usuário armazenar suas músicas e outros itens no servidor para acesso remoto.

Em muitas situações, a transferência dos arquivos é totalmente automática. Basta fazer uma foto com o iPhone para que ela apreça também no iPad, no Mac e no PC, por exemplo. O limite de espaço é de 5 gigabytes por pessoa, mas coisas compradas nas lojas online da Apple não entram na conta. O iTunes Match – um recurso extra que custa 25 dólares por ano – permite que o usuário armazene na nuvem sua biblioteca de músicas para ouvir depois por streaming. O iCloud só está aberto a quem possui produtos da Apple das gerações mais recentes.


3 Microsoft SkyDrive

O app SkyDrive, da Microsoft, no iPhone

Vantagens: com 25 gigabytes de espaço grátis, é o mais generoso de todos

Desvantagens: não sincroniza arquivos no iPhone e nem no Android

Para quem é indicado: quem precisa de mais de 5 gigabytes de espaço gratuito ou tem um smartphone com Windows Phone

O serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft é o que oferece mais espaço gratuito para os arquivos – 25 gigabytes. Além de ser acessível em qualquer browser, o SkyDrive pode ser usado por meio de um aplicativo para iPhone e iPad. Smartphones com Windows Phone tem integração nativa com o serviço. Basta fotografar algo, por exemplo, para que a foto vá para a nuvem. A sincronização de arquivos em computadores é feita por meio do software Live Mesh, com versões para Windows e Mac. Mas não há uma maneira de sincronizar arquivos no Android ou no iOS.


4 SugarSync

O SugarSync é similar ao Dropbox

Vantagens: tem função de backup de dados e a possibilidade de escolher qualquer pasta para ser sincronizada

Desvantagens: é mais complexo que os outros serviços

Para quem é indicado: usuários avançados que precisam de backup automático na nuvem

O SugarSync tem atraído usuários avançados, que acham o Dropbox limitado demais. Ele oferece mais recursos e mais espaço para armazenamento. São 5 gigabytes grátis. Uma mensalidade de 4,99 dólares permite aumentar a quota para 30 gigabytes. Diferentemente do Dropbox, o SugarSync permite escolher quais pastas serão sincronizadas. Também possibilita definir aquelas que terão seu conteúdo copiado para a nuvem, mas não para outros computadores. Esta última opção é útil para fazer backup dos arquivos na nuvem. O app do SugarSync para iOS e Android funciona também como visualizador, exibindo imagens, músicas e vídeos, além de facilitar a publicação de fotos no Facebook.


5 Amazon Cloud Drive

O Cloud Drive oferece 5 GB gratuitos

Vantagens: serviço básico, sem complicações

Desvantagens: não faz sincronização e o recurso de streaming de música não está disponível para os brasileiros

Para quem é indicado: quem procura um espaço na nuvem e não necessita sincronizar arquivos

O Cloud Drive, serviço de computação em nuvem da Amazon, oferece 5 gigabytes para o usuário armazenar seus arquivos gratuitamente. É possível contratar espaço adicional pagando 1 dólar por gigabyte por ano. Mas não há um sistema de sincronização automática com os computadores, smartphones e tablets. Assim, a menos que o usuário baixe manualmente os documentos, eles só estarão acessíveis quando houver conexão com a internet. Além disso, o Amazon Cloud Player, que permite comprar músicas, transferi-las e ouvi-las por streaming, não está disponível para os brasileiros.