Tecnologia

5 instalações imperdíveis no London Design Festival 2011

Uma das maiores mostras do mundo abre as portas e conta com a participação de grandes nomes da arquitetura e do design

Instalação montada na entrada do museu Vi%26A, em Londres (London Design Festival)

Instalação montada na entrada do museu Vi%26A, em Londres (London Design Festival)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 13h02.

São Paulo – Começou este final de semana em Londres a 9ª edição da London Design Festival (LDF), que acontece até o dia 25 de setembro na capital inglesa. A mostra deste ano tem como objetivo principal celebrar a produção nacional britânica, privilegiando instalações artísticas produzidas por designers e arquitetos ingleses, mas também dá atenção a trabalhos de profissionais dos quatro cantos do globo. As obras que estão espalhadas por pontos ícones de Londres, como o museu Victoria and Albert (V&A) e a St. Paul’s Cathedral.

No V&A, o destaque da LDF é a instalação “Timber Wave”, projetada pelo renomado escritório AL_A . Montada na entrada do V&A, a “onda” tem 12 metros de diâmetro e é um espiral tridimensional feito a partir de lâminas ultrafinas de carvalho vermelho americano, coladas umas nas outras, criando formato curvo. Pela primeira vez na história, este tipo de madeira é usada em uma estrutura com tais dimensões.

Já na Catedral, a intervenção artística fica por conta do arquiteto John Pawson e o departamento de design conceitual da tradicionalíssima Swarovski. Uma meia esfera de metal e cristal foi colocada na base da escadaria da torre sudoeste e, no topo da torre, um espelho curvo. Ao olhar para a meia esfera, o espectador terá a sensação de que, na realidade, está olhando para o topo da torre.

Outra atração é a iniciativa Size + Matter. A cada edição da LDF, a organização do evento escolhe um arquiteto ou designer de renome e delega a ele um material específico. O objetivo da proposta é que o profissional tenha a chance de explorar todas as possibilidades que sua criatividade possa permitir para o material. Este ano, a instalação ficou sob a responsabilidade de David Chipperfield e o material escolhido é uma espécie de tecido de fibras de metal, alocado entre folhas de vidro. A instalação recebeu o nome de Two Lines e oscila entre a escultura e formas verticais e ortogonais, com acabamento em alumínio e cobre.

Clique na lateral das fotos para ver outras instalações imperdíveis em exposição pela capital britânica.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaCriatividadeDesignEuropaIdeiasLondresMetrópoles globaisReino Unido

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame