5 gadgets fantásticos que você poderá comprar em breve
Confira cinco aparelhos eletrônicos com ares futuristas, mas que estão quase prontos para serem comprados pelos consumidores
Gabriela Ruic
Publicado em 8 de novembro de 2012 às 17h11.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h15.
São Paulo – Confira nesta galeria de imagens cinco produtos interessantes que, apesar dos ares futuristas, devem desembarcar em breve nas prateleiras, prontos para serem adquiridos pelos consumidores. Há produtos que, inclusive, já estão à venda nos Estados Unidos, e podem chegar ao Brasil em breve, enquanto outros passam por fases finais de desenvolvimento. Confira as novidades clicando nas imagens:
Desenvolvida pelo designer espanhol Rodrigo Garcia, a Hop é uma espécie de bagagem independente que, ao invés de ser carregada aeroporto afora como uma mala convencional, segue seu dono onde quer que ele vá. O gadget é equipado com três sensores que recebem e identificam os sinais emitidos pelo smartphone de seu dono e calculam a distância entre a bagagem e o dispositivo. Graças a um sistema de esteiras, responsáveis por movimentá-la, a Hop é então capaz se manter sempre atrás da pessoa, a uma distância constante. Se a distância aumentar a ponto de interromper a emissão do sinal, caso a bagagem seja roubada, por exemplo, o smartphone irá emitir vibrações para alertar o dono da mala e a mesma se trancará automaticamente, o que impede que seja aberta por estranhos. Por enquanto, a Hop ainda é um protótipo e ainda não há previsão de quando ela chegará ao mercado.
Desenvolvido pela Philips, o Hue é mais que uma mera lâmpada, é um sistema de iluminação sem fio e que poderá se adequar a praticamente todas as situações que seu dono precisar, tudo isso através de um app que pode ser instalado no tablet ou smartphone. Este aplicativo, através da conexão Wi-Fi, torna possível o controle da lâmpada. Se o usuário desejar recriar, por exemplo, alguma cena de uma viagem, basta que abra uma foto no aplicativo e escolher a cor que quiser, dentre as exibidas na imagem, e a lâmpada irá prontamente emiti-la. Também é possível ajustar um timer para que a lâmpada acenda de manhã, nos mesmos tons do nascer do sol, ou reduza sua intensidade no fim da tarde, tal qual o pôr-do-sol. A lâmpada da Philips foi lançada esta semana nos Estados Unidos e, em breve, deverá ser lançada em outros países.
Um grupo de suecos está desenvolvendo uma câmera chamada Memoto e que tem como objetivo registrar todos os momentos do cotidiano de seu usuário. A ideia é que ela seja usada acoplada à roupa da pessoa para capturar, automaticamente, desde um sorriso espontâneo de um amigo, por exemplo, até alguma bela e inesperada paisagem que o usuário pode cruzar a caminho do trabalho. A câmera será capaz de registrar imagens de até 5 MP e seu tamanho compacto contribui para que seja usada diariamente, sem problemas. Em média, irá capturar duas imagens por minuto e enviará as fotos para um app que deve ser instalado em dispositivo móvel, iOS ou Android. As imagens ficam então armazenadas neste app, organizadas como uma linha do tempo e poderão ser compartilhadas nas redes sociais. A pré-venda do Memoto já está disponível na rede de financiamento coletivo, Kickstarter.
A Smartpen tem tudo para ser uma caneta normal: conta com tinta e é usada para que seu usuário escreva em cadernos de papel. A diferença, porém, é que, enquanto seu dono a usa para redigir anotações ou produzir desenhos, por exemplo, a caneta também grava e digitaliza todas as ideias colocadas no papel. Através de conexão Wi-Fi, o gadget envia então as anotações para a nuvem, permitindo que sejam acessadas em qualquer dispositivo, seja ele um tablet, um smartphone, PC ou Mac. Isso porque usa o app Evernote para armazenar as informações, gratuitamente. Mas além de digitalizar as anotações, a Smartpen também as converte em áudio e, além de tudo isso, permite ainda que as ideias sejam compartilhadas nas principais redes sociais. A Smartpen já está disponível para compra nos Estados Unidos.
SmartThings é um sistema que tem como objetivo transformar uma casa em um ambiente inteligente e conectado à internet. A ideia por trás disso é fazer com que seu dono tenha pleno controle sobre o que acontece na residência mesmo durante a sua ausência. A plataforma irá funcionar através de sensores que serão instalados nas portas, janelas e qualquer objeto da casa que o seu dono desejar. Todas as informações serão então reunidas em um app instalado no smartphone da pessoa e que permitirá que tudo seja monitorado a distância. Assim, será possível até mesmo automatizar a coleira do cachorro. Se ele fugir, o sensor do acessório enviará uma mensagem para o dono, informando-o sobre o ocorrido. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas, segundo informações no site oficial da empresa, estará disponível para venda a partir do ano que vem.