A pesquisa aponta que muitos proprietários de smartphones empregam o aparelho apenas para telefonemas e não usam os recursos de comunicação de dados (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 16 de maio de 2011 às 19h09.
São Paulo -- É difícil saber o real percentual dos donos de smartphones que utilizam os recursos de comunicação de dados dos seus aparelhos. Uma pesquisa realizada pela CVA Solutions com 7,2 mil usuários de serviços de telefonia traz dados interessantes sobre isso. Dos usuários de smartphones, 59% responderam que usam o aparelho para acesso à internet. Mas o mais surpreendente é que, de acordo com a pesquisa, 38% deles possuem esse recurso no celular, mas não o utilizam. Outros 3% responderam que não possuem acesso móvel à internet ou não sabem.
Há outros recursos que são "desperdiçados" nos smartphones, como o email. 49% declararam, na pesquisa, que usam essa função. Mas outros 47% disseram que o celular tem e-mail, mas não o utilizam; e 4% não possuem esse recurso ou não sabem. A situação melhorou em relação a 2010, quando a empresa fez uma pesquisa similar. Nela, apenas 19% responderam que usam e-mail móvel. 53% possuiam o recurso mas não o utilizavam; e 28% não sabiam ou não tinham essa função no celular.
Essa baixa utlização do acesso à internet não interessa às operadoras, que têm, nesse serviço, uma fonte de receita de importância crescente. “O serviço de dados é a próxima fronteira das operadoras. Elas sabem disso e estão desenhando pacotes de comunicação de dados mais atraentes para os consumidores”, diz Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions.
A pesquisa também apurou que 39% dos usuários de smartphones interagem em redes sociais no celular. 41% disseram que possuem essa função mas não a utilizam; e 20% não sabem ou não possuem. Em relação aos serviços de mensagens instantâneas, 37% responderam que utilizam o recurso, 38% possuem mas não usam e 25% não sabem ou não possuem.
A CVA Solutions considerou como smartphones os aparelhos com teclado QWERTY virtual ou real, acesso a internet e capacidade de enviar e receber email. Esses dispositivos correspondem a 31,5% da base pesquisada. Outros 68,5% são celulares básicos, sem esses recursos.