Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloRevista Exame

Visão Global | Mais uma queda no comércio global

O ano de 2019 foi ruim para as transações comerciais dos países do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo

Modo escuro

Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos: o comércio dos países do G20 recuou e caminha para atingir o pior desempenho desde 2017  (Mike Blake/Reuters)

Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos: o comércio dos países do G20 recuou e caminha para atingir o pior desempenho desde 2017 (Mike Blake/Reuters)

G
Gabriela Ruic

Publicado em 19 de dezembro de 2019, 05h14.

Última atualização em 12 de fevereiro de 2021, 15h52.

O ano de 2019 foi ruim para as transações comerciais dos países do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. Em seu último relatório do ano sobre comércio exterior, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ressalta que a troca de mercadorias dos países do G20 registrou o terceiro trimestre consecutivo de queda. As exportações recuaram 0,7%, e as importações 0,9%.

A fragilidade atingiu todas as regiões, mas a retração no terceiro trimestre foi maior na União Europeia, onde as exportações caíram 1,8%, e as importações 0,4%. O fraco desempenho do bloco foi puxado pelo recuo da atividade comercial nas três maiores economias europeias: Alemanha, França e Itália. O mais recente acordo entre os Estados Unidos e a China, que reduziu parte das tarifas sobre os produtos chineses e evitou a imposição de novas barreiras entre os dois países, deverá aliviar a situação em 2020. Mas a OCDE alerta que, se no quarto trimestre de 2019 for registrada a quarta queda, o comércio do G20 atingirá o nível mais baixo desde 2017.


CHINA

BEM-VISTA NA AMÉRICA LATINA

China: boa avaliação na América Latina e desconfiança na Ásia | Getty Images

A maioria da população nos principais países da América Latina, incluindo o Brasil, avalia que os laços com a economia chinesa são positivos para os interesses locais. O resultado faz parte de uma pesquisa do instituto americano Pew Research Center, que aferiu a opinião do público sobre a China em diversos países. Já entre os vizinhos da Ásia há mais desconfiança quanto à crescente influência chinesa.


POLÍTICA

A DEMOCRACIA SE ENFRAQUECE NO MUNDO

Bolsonaro e Trump: o enfraquecimento das instituições pelo mundo preocupa | Alex Wong/Getty Images

Ameaçada pela ascensão de governos nacionalistas apoiados por milhões de eleitores, a democracia não vive um bom momento no mundo. Como resultado, um número maior de países está passando por um processo de “autocratização”, quando há o enfraquecimento das instituições que sustentam a democracia e limitam o poder dos governantes. Pela primeira vez em 40 anos, o número de países em processo de autocratização é maior do que o de países que estão se democratizando: 24 ante 21.

Em 2016, 415 milhões de pessoas viviam em nações em processo de autocratização. Agora, o número é de 2,3 bilhões. Os dados são de um estudo recente da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os pesquisadores consideram que países populosos, como a Índia, os Estados Unidos e o Brasil, agora estão no grupo das nações em “autocratização”. Por outro lado, a pesquisa ressalta que, embora combalida, a democracia continua sendo o regime político mais difundido, presente em 99 países.

Últimas Notícias

ver mais
seloRevista Exame

Pré-candidato à reeleição, prefeito de SP se define como 'verdadeiramente de centro'

Há 5 dias
Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
seloRevista Exame

Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo

Há 5 dias
SLC: a empresa que alimenta o mundo
seloRevista Exame

SLC: a empresa que alimenta o mundo

Há 5 dias
Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes
seloRevista Exame

Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes

Há 5 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais