Revista Exame

Exclusivo para assinantes

Assine Exame Pass.

Cocriação: a conexão entre o humano e a IA

Apesar de eficiente, a IA generativa não substitui a criatividade humana

Cyberpunk: Peach John: primeiro mangá japonês totalmente desenhado por IA com a ajuda de ferramentas como o Dall-E 2 (Philip Fong/Getty Images)

Cyberpunk: Peach John: primeiro mangá japonês totalmente desenhado por IA com a ajuda de ferramentas como o Dall-E 2 (Philip Fong/Getty Images)

Publicado em 29 de abril de 2024 às 06h00.

A cada ano, novas tecnologias prometem transformações sísmicas em diversos setores. Se em 2022 o foco estava no metaverso, agora a inteligência artificial emerge como protagonista. A previsão de que, até 2026, 90% do conteúdo online possa ser gerado por IA destaca o papel ainda maior que essa tecnologia terá em nossa vida. Com um mercado estimado para ultrapassar trilhões de dólares, é evidente que ele moldará significativamente o cenário econômico global, remodelando os universos da criação, produção e consumo de conteúdo. Da música à moda, da arte às narrativas de marca, a IA está emergindo como uma ferramenta poderosa, impulsionando a inovação e desafiando os conceitos tradicionais de criatividade. No centro desse fenômeno está a noção de cocriação: a colaboração entre humanos e máquinas para gerar resultados que transcendam as capacidades individuais.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:exame-ceo

Mais de Revista Exame

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

Vitrine de negócios

Com certificação rápida, instituto de Belém do Pará cresceu mais de 500% em um ano

A vez dos PJs: esta startup ajudou 100 mil autônomos a organizar a vida