Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloRevista Exame

A ascensão das classes A e B

Para o presidente do grupo Campari, a mobilidade social está fazendo o mercado brasileiro de bebidas se tornar cada vez mais premium

Modo escuro

Bob Kunze-Concewitz: “Adquirir uma empresa não é como fazer compras no supermercado”  (Divulgação)

Bob Kunze-Concewitz: “Adquirir uma empresa não é como fazer compras no supermercado” (Divulgação)

F
Felipe Carneiro

Publicado em 18 de fevereiro de 2011, 11h40.

Para o austríaco Bob Kunze-Concewitz, presidente do grupo italiano Campari, sexto maior do mundo em bebidas destiladas, é bobagem apostar nos mercados indiano e chinês, os preferidos de parte da concorrência. Kunze-Concewitz acredita que o crescimento do setor está principalmente no Brasil e na Argentina.

1) EXAME - Que países dão mais segurança ao investidor hoje?

Bob Kunze-Concewitz - A maioria das empresas do setor de bebidas está fugindo dos mercados tradicionais e apostando na Índia e na China. Mas acredito que o futuro está nos Estados Unidos, na Europa — com Rússia e Ucrânia puxando os investimentos — e, principalmente, no Brasil e na Argentina.

2) EXAME - Na Argentina?

Bob Kunze-Concewitz - No segmento de bebidas, a Argentina tem um grande mercado consumidor. O país também é um produtor de excelentes vinhos. Junto com o Brasil, pode servir de polo de exportação para toda a América Latina.

3) EXAME - O que está acontecendo no mercado brasileiro?

Bob Kunze-Concewitz - Não é só o PIB que está aumentando significativamente, há também um fator fora de série: a mobilidade social. Quando digo isso, não me refiro somente à classe C. Falo de quem está entrando nas classes A e B. Um dos efeitos imediatos do aumento da riqueza é o desejo de beber melhor, é o que eu chamo de “premiumização”.

4) EXAME - Como assim?

Bob Kunze-Concewitz - As pessoas começam a ganhar mais dinheiro e passam a querer novas experiências, a frequentar lugares mais requintados. No setor de bebidas, isso é muito claro. O primeiro nível é o conhaque. Depois as pessoas passam para o uísque e a vodca. Quanto mais premium, mais lucrativo fica para os fabricantes.

5) EXAME - Quais os problemas do mercado brasileiro?

Bob Kunze-Concewitz - Há muita pressão dos impostos, que são diferentes em cada estado. São muitas variáveis climáticas e culturais em todo o país. Os países europeus — e mesmo outros da América Latina — são menores e mais homogêneos. É incrível que, dentro de um mesmo país, uma fábrica mande bebidas a lugares a 4 000 quilômetros de distância. É como fazer um transporte entre Milão e o interior da Rússia.

6) EXAME - A crise na Europa preocupa?

Bob Kunze-Concewitz - Os Estados Unidos e a Europa são os países mais lucrativos para nossa indústria. São mercados maduros e consomem nossos produtos mais sofisticados, com as melhores margens do setor. Nesse sentido, a crise aparece como um momento de oportunidade, uma época propícia para comprar concorrentes, ganhar fatias de mercado e crescer num momento de estagnação econômica.

7) EXAME - Pelo jeito, o senhor é a favor da estratégia de crescer por aquisições.

Bob Kunze-Concewitz - A aquisição de empresas e marcas não é como entrar num supermercado e comprar o que quer, com o preço de tabela. É mais como um sebo, em que a oferta é limitadíssima e, muitas vezes, os preços não condizem com a qualidade do produto. Dito isso, às vezes dá para encontrar algo valiosíssimo por uma pechincha. O que costuma atrapalhar é a atuação de outros concorrentes que também estão em busca das mesmas oportunidades.

Últimas Notícias

ver mais
seloRevista Exame

Pré-candidato à reeleição, prefeito de SP se define como 'verdadeiramente de centro'

Há uma semana
SLC: a empresa que alimenta o mundo
seloRevista Exame

SLC: a empresa que alimenta o mundo

Há uma semana
Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
seloRevista Exame

Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo

Há uma semana
Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes
seloRevista Exame

Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes

Há uma semana
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais