Pop

Pinguim famoso mundialmente por 'casamento gay' morre na Austrália - tragédia comove comunidade LGBT

Sphen e Magic estavam juntos desde 2018 e criaram dois filhotes adotivos

Casamento dos pinguins Sphen e Magic ficou conhecido ao redor do mundo (Sea Life Sydney Aquarium/Divulgação)

Casamento dos pinguins Sphen e Magic ficou conhecido ao redor do mundo (Sea Life Sydney Aquarium/Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 22 de agosto de 2024 às 11h21.

Última atualização em 22 de agosto de 2024 às 11h27.

Tudo sobreLGBT
Saiba mais

Entre a "comunidade gay" do reino animal, o clima é de tristeza com o fim de uma das histórias de amor mais inusitadas. Sphen, o pinguim-gentoo que ganhou reconhecimento mundial ao lado de seu parceiro Magic, faleceu após ser sacrificado para aliviar o sofrimento causado por seu estado de saúde comprometido.

Nos dias que antecederam sua morte, a condição de Sphen piorou, levando a equipe veterinária a tomar a decisão de sacrificá-lo. A causa do declínio de sua saúde está sendo investigada.

Sphen e Magic se tornaram famosos em 2018 no Sea Life Sydney Aquarium, na Austrália, quando formaram um casal e criaram juntos dois filhotes adotivos. O relacionamento deles emocionou muitas pessoas no país e se tornou um dos assuntos mais comentados da internet na época. Sphen e Magic inspiraram um carro alegórico no Mardi Gras e seu namoro foi incluído no currículo escolar australiano. O caso também foi destaque na série Atypical da Netflix.

Em um comunicado, o Sea Life Sydney Aquarium classificou como "inestimável" o efeito que Sphen trouxe ao se tornar símbolo de igualdade e defensor da conservação.

"A perda de Sphen é devastadora para a colônia de pinguins, a equipe e todos aqueles que foram inspirados ou impactados positivamente pela história de Sphen e Magic", disse Richard Dilly, gerente geral do aquário, em um texto.

E acrescentou: "Queremos aproveitar este momento para refletir e celebrar a vida de Sphen, lembrando o ícone que ele se tornou."

Despedida dolorosa

Conhecidos como uma uma espécie subantártica, os pinguins-gentoo vivem em média entre 12 e 13 anos e são conhecidos por sua monogamia e afeto.

Por causa desses laços, os veterinários decidiram levar Magic, de 8 anos, até o corpo de Sphen para ajudá-lo a compreender que seu parceiro não voltaria. O aquário relatou que Magic imediatamente começou a cantar, e a colônia de pinguins respondeu ao seu chamado.

Sphen deixa dois filhotes adotivos, Sphengic (também conhecida como Lara) e Clancy. Magic e Sphen passaram seis anos juntos, e a equipe notou a atração entre eles quando observaram os pinguins se curvando um para o outro, um gesto típico da espécie. O público também prestou homenagens a Sphen em um quadro de condolências no site do aquário.

Acompanhe tudo sobre:LGBTAnimaisCasamentoAmorCuriosidades

Mais de Pop

Anitta faz show com principais hits internacionais no intervalo da NFL

Os 100 melhores episódios de séries já feitos, segundo a Rolling Stone

Semana do Cinema: segunda edição traz filmes por R$ 12 em setembro; veja como comprar

Mais na Exame