PME

Vale a pena pagar horas extras aos funcionários?

Para negócios sazonais, melhor solução é contratar funcionários temporários

4.	Carga-horária (Getty Images)

4. Carga-horária (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 16h40.

Vale a pena pagar horas extras aos funcionários?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

As horas extras sempre foram motivo de sofrimento para os empresários. Isso porque o valor da hora é muito mais alto do que de uma normal trabalhada.

Elas aparecem quando existe algum pico na produção (comércio, indústria ou serviço), épocas em que a empresa vende uma quantidade grande para entrega num curto prazo.

Se essa prática é pouco comum e com poucas horas extras é possível resolver a equação, o empresário não tem outra saída a não ser autorizá-las e incluí-las nos custos.

Se a prática se torna mais comum e são registradas muitas horas extras de vários colaboradores, a empresa deve pensar na possibilidade de aumentar a equipe ou, ainda, acrescentar mais um turno de trabalho, caso o espaço físico e máquinas sejam limitados para o crescimento no mesmo período.

Uma terceira possibilidade seria a contratação de mão de obra temporária, caso a empresa trabalhe com sazonalidade, aumentando a produção em datas como Natal, Páscoa, Carnaval e férias. Assim, o aumento no custo da mão de obra é justificado pelo aumento da demanda e, consequentemente, do faturamento. E tudo volta ao normal assim que terminar a temporada, permanecendo o quando de funcionários enxuto até a próxima estação.


Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.

Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-de-pmedicas-para-seu-negocioGestão de pessoasgestao-de-negociosPequenas empresasRecursos humanos (RH)

Mais de PME

Mais na Exame