Empreendedorismo feminino: Daki quer dar visibilidade a marcas criadas por mulheres (Betsie Van Der Meer/Getty Images)
O aplicativo de entrega ultrarápida Daki quer trazer luz ao protagonismo feminino no e-commerce. Durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o aplicativo terá uma seção apenas para marcas e produtos criados por elas. A ideia é fomentar o empreendedorismo feminino e dar mais visibilidade a empresas fundadas por mulheres em todo o Brasil.
Participam dessa ação, chamada de Mulheres no Comando, cerca de 20 marcas das cidades do Rio de janeiro e São Paulo. Os segmentos vão de produtos de alimentação saudável a bebidas, massas e outros itens de mercearia.
Para encontrar as marcas femininas, os usuários deverão clicar no texto de um push enviado pela Daki com uma chamada para apoiar o empreendedorismo feminino, e então serão direcionados para a categoria no app. A seção também está em evidência na página principal do aplicativo desde a última terça-feira.
“A nossa intenção é ampliar cada vez mais o número de marcas e produtos feitos por mulheres", diz Alex Bretzner, um dos fundadores da Daki.
A Daki funciona como um mercado digital com a premissa de ter entregas feitas em até 15 minutos nas praças onde atua com a ajuda de dark stores. Essa proposta de valor resultou em alguns investimentos milionários na empresa. O último deles, em dezembro de 2021, trouxe novos US$ 260 milhões à Daki, além do título de empresa unicórnio ao atingir valuation de US$ 1,2 bilhão.
Recentemente, o app ultrapassou a marca de 1 milhão de pedidos e mais de 1,5 milhão de downloads, além de crescer mais de sete vezes no último trimestre do ano passado.
Para as mulheres que desejam vender na Daki, a empresa oferece um canal de comunicação através do e-mail hello@soudaki.com.
Representação feminina na Daki
A preocupação com a equidade também está dentro da Daki. Fundada há pouco mais de um ano, a startup conta com cerca de 800 funcionários , sendo 49% mulheres. Elas também ocupam 51% dos cargos de liderança na empresa. “Estamos crescendo rapidamente e com uma política de diversidade ficando cada vez mais estruturada e colocada em prática. Tenho muito orgulho em ver que estamos conseguindo ter esse crescimento sem deixar esse tema somente no papel”, diz Bretzner.