PME

“Sua ideia vale 1 milhão?” tem inscrições abertas

Concurso promovido pelo BuscaPé premia vencedor com aporte de R$ 300 mil

Dinheiro, notas de cem reais

Dinheiro, notas de cem reais

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 13h19.

São Paulo - O concurso promovido pelo BuscaPé para selecionar um candidato a receber um investimento da companhia já está com as inscrições abertas.

Batizada de “Sua ideia vale 1 milhão?”, a iniciativa tem como objetivo selecionar um negócio com potencial de faturar mais de 1 milhão de reais para receber um investimento de 300 mil reais da empresa. Em troca, os empreendedores cederão 30% de participação no negócio ao BuscaPé.

As inscrições de projetos podem ser feitas pelo hotsite do concurso até 9 de maio. Os finalistas serão conhecidos em 6 de junho em e se apresentarão à banca avaliadora no dia 13 do mês. O grande vencedor será conhecido no dia seguinte.

Poderão participar do concurso empreendedores com propostas de negócios nas áreas de comércio ligado a redes sociais (social commerce) ou comércio em plataformas móveis (mobile commerce).

“Não precisa ser uma empresa constituída, pode ser um grupo de amigos com um protótipo e um plano de negócios”, explica Ayrton Aguiar, vice-presidente de fusões e aquisições do BuscaPé. Para garantir o sucesso da iniciativa, a empresa vai promover eventos apresentando a competição em universidades e centros de inovação em todo o país. A expectativa de Aguiar é receber ao menos 300 projetos.

Segundo o executivo, a empresa busca um bom time de empreendedores, com potencial para fazer o negócio decolar. “Queremos ser sócios de uma equipe vencedora. A ideia é a parte mais simples, o mais difícil é fazê-la funcionar”, destaca o executivo.

Além do aporte financeiro, o parceiro contará com o conhecimento adquirido pelo BuscaPé ao longo da sua trajetória. A empresa nasceu como uma startup de internet em 1999,  com o modesto investimento de 400 reais mensais tirados do bolso do então estudante de engenharia elétrica Romero Rodrigues e três colegas, para manter o site no ar. Dez anos mais tarde, o grupo sul-africano Naspers comprou 91% das ações da empresa por 342 milhões de dólares.

“O principal diferencial que temos a oferecer é a nossa própria experiência, que tem um valor inestimável”, ressalta Aguiar.

Investir em negócios jovens e inovadores é a estratégia adotada pela companhia para manter sua capacidade de inovação. Nesta terça-feira (15/02), o BuscaPé anunciou a compra da startup Navegg, especialista em otimização de resultados na web. A empresa é quarta adquirida pelo Buscapé nos últimos dois anos e a décima a entrar para o portfólio de aquisições da companhia.

“Temos o nosso próprio time de inovação, mas sabemos que a veia do empreendedor faz a diferença – haja visto a própria história do BuscaPé”, destaca o executivo.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismofinanciamentos-para-pequenas-empresasPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame