PME

Startups podem se inscrever na Aceleratech até sexta-feira

Agora, todos os projetos passarão por um mês de aceleração e só depois optam por assinar o contrato com a aceleradora.

Aceleratech: ela investe um valor de até 150 mil reais na startup, tendo uma participação de 10% a 15% (Divulgação)

Aceleratech: ela investe um valor de até 150 mil reais na startup, tendo uma participação de 10% a 15% (Divulgação)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 29 de julho de 2015 às 14h37.

São Paulo - A Aceleratech está com inscrições abertas até esta sexta-feira (31) para seu processo de aceleração. Neste ano, haverá uma novidade para as startups selecionadas: elas terão um mês de apoio e treinamento e só depois decidirão se querem assinar o contrato com a Aceleratech.

As inscrições podem ser feitas pelo site. De 30 a 40 startups são selecionadas e passam por uma reunião, que pode ser tanto presencial quanto via Skype.

Antigamente, os projetos eram levados ao comitê da aceleradora, que escolhia os finalistas e oferecia contratos. Agora, as startups são selecionadas antes do comitê e passam por um mês de aceleração. Depois, elas escolhem se continuarão com o processo.

Segundo Pedro Waengertner, cofundador da aceleradora, há duas razões para a mudança. "Primeiro, nós podemos conhecer essas empresas antes; segundo, muitas delas não entendem o benefício da aceleração, então é mais fácil elas experimentarem antes e só depois conversarmos. É um processo conjunto de conhecimento e proximidade", conta.

O programa da Aceleratech dura quatro meses, incluindo o primeiro mês, em regime pré-contrato. No período, cada startup terá um programa personalizado, com metas e dificuldades próprias do negócio e da equipe. O desenvolvimento é voltado para o crescimento, faturamento e autossustentabilidade da startup.

A Aceleratech disponibiliza 150 mentores e outros 60 parceiros para ajudarem no processo, além de uma comunidade feita de empresas em aceleração e já aceleradas, que compartilham conselhos de forma presencial ou online. "Aquela atividade de empreendedor, que costuma ser solitária, acaba ficando mais leve. Temos como filosofia que toda empresa deve abrir as portas para as outras", diz Waengertner.

Depois dos quatro meses, a Aceleratech oferece a possibilidade de trabalhar outros três meses em um espaço de coworking. Isso é especialmente útil quando o negócio ainda não tem um ambiente de trabalho estruturado.

A Aceleratech investe um valor de até 150 mil reais na startup, tendo uma participação de 10% a 15%. Como a aceleradora torna-se sócia da startup, há um suporte constante, mesmo após a aceleração.

Critérios

A busca é por startups que oferecem produtos e serviços tanto para empresas quanto para os consumidores finais, mas três setores recebem destaque: o Agribusiness, o FinTech (tecnologia na área financeira) e o Varejo.

Para participar da aceleração, a startup deve contar com, pelo menos, um sócio técnico e outro de negócios; deve atuar em um mercado de pelo menos de 1 bilhão de reais; e deve ter alguma primeira versão de seu produto, de preferência já em teste ou em uso por clientes.

Waengertner explica por que a Aceleratech tem preferência por startups com, idealmente, três sócios. "Um empreendedor solo não terá todas as competências exigidas. Nesse estágio da startup, em que ele não tem dinheiro para contratar, a empresa sai prejudicada. As empresas que dão certo costumam ter não apenas um dono, mas sim duplas ou trios. Muitos sócios também pode ser um problema”. Segundo o cofundador, o principal critério de análise é o time da startup e os resultados obtidos pelo time até agora.

Acompanhe tudo sobre:Aceleradorasdicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresEmpreendedorismoEventosPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar