Exame Logo

SP faz convênio com startups para melhorar serviços públicos

Seis startups assinam convênio hoje e as outras seis estão em processo avançado de formalização e em breve assinarão parceria com o Governo do Estado.

São Paulo: 12 startups atenderam os requisitos das secretarias envolvidas e órgãos participantes (gianliguori/ThinkStock)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2016 às 11h11.

O Governo do Estado de São Paulo assina hoje, 4 de maio, convênio com as startups GetNinjas, iaiNet, Hand Talk, Nama, Saúde Controle e Memed no âmbito do programa Pitch Gov SP. As parcerias com as startups visam melhorar a prestação de serviços públicos no AcessaSP, Poupatempo e no Fundo Social de Solidariedade.

Em novembro de 2015, o Startupi acompanhou a apresentação da primeira edição do Pitch Gov SP – uma iniciativa para atrair soluções inovadoras para os desafios da administração pública.

O evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, de representantes do governo, empreendedores , investidores e agentes do ecossistema de inovação .

No final do processo, 12 iniciativas atenderam os requisitos das secretarias envolvidas e órgãos participantes. Seis startups assinam convênio hoje e as outras seis estão em processo avançado de formalização e em breve assinarão parceria com o Governo do Estado.

Saiba como as startups irão auxiliar e melhorar a prestação de serviços públicos:

GetNinjas

O convênio com a plataforma GetNinjas permitirá que os alunos dos cursos do Programa Escola de Qualificação Profissional, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP divulguem seus serviços na plataforma virtual de oportunidades da startup.

Após se formar, o aluno que tiver interesse terá gratuitamente, por um período de 6 meses, uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, com o uso de uma ferramenta que ajuda na promoção e na intermediação dos serviços prestados.

A plataforma conta com mais de 120 mil profissionais cadastrados e permite que um cliente encontre até cinco profissionais em um raio próximo de sua localização, de costureiras a professores de inglês e de manicures a encanadores, por exemplo.

Os profissionais escolhidos entram em contato em até 24 horas para entender detalhes das solicitações dos clientes, que ficam livres para contratar o profissional que desejar. Ao final da prestação de serviço, os clientes podem também avaliar o profissional. A empresa é a maior plataforma de contratações no ramo no Brasil e já recebeu prêmios como melhor startup brasileira e latino-americana.

Hand Talk

A empresa Hand Talk oferece uma ferramenta para tradução automática de conteúdo em linguagem de sinais. A solução promove a acessibilidade de deficientes auditivos, tendo-se em vista que a maior parte dessa população prefere acessar conteúdos em Libras, assim como apenas cerca de 30% desse segmento é alfabetizada em língua portuguesa.

A parceria com a empresa se dará em duas frentes, no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e em postos de atendimento do Poupatempo.

A plataforma Hand Talk será disponibilizada no site da SEDPcD por um período de 90 dias, após adequações e ajustes que se fizerem necessários para seu funcionamento. Nos postos de atendimento do Poupatempo, foram selecionados informações de serviços específicos que serão adicionadas à um QRCode, permitindo que o cidadão deficiente auditivo acesse a tradução diretamente do seu smartphone. Dessa forma, pretende-se diminuir ruídos na comunicação e facilitar o atendimento ao cidadão.

Nama

A empresa Nama é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que interage virtualmente com os usuários, facilitando a comunicação entre prestadores de serviços e clientes. A solução possibilitará que o governo e o cidadão se comuniquem de forma automática e personalizada.

Um atendente virtual realizará a comunicação do cidadão com o Poupatempo, fornecendo informações sobre os serviços prestados pelos postos de atendimento e realizando agendamentos de forma ágil por meio do chat no portal Poupatempo e pelo Messenger na página de Facebook do Poupatempo, por um período de 90 dias.

IaiNet

A empresa iaiNet, fundada em 2012, oferece uma ferramenta de gestão de Wi-Fi em ambientes públicos e privados que possibilita o acompanhamento e a gestão de conteúdos para públicos direcionados. A parceria entre a iaiNet e o Governo do Estado de São Paulo ocorrerá no AcessaSP, em quatro postos do atendimento do programa.

O teste permitirá a utilização de uma ferramenta de cadastro que facilita o acesso à internet sem fio, uma vez que o usuário poderá se conectar por meio do seu dispositivo móvel utilizando login e senha já usados em redes sociais.

Saúde Controle

Trata-se de uma plataforma que organiza as informações médicas dos pacientes. O teste com a solução será feito primeiro no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (Iamspe) e deverá, em uma segunda etapa, ser expandido para toda rede da Secretaria do Estado da Saúde.

A plataforma Saúde Controle permite que os usuários organizem seus históricos médicos em um único ambiente virtual, armazenando informações sobre cirurgias, consultas médicas, exames laboratoriais, utilização de medicamentos, entre outros.

A ferramenta facilita o diagnóstico por parte do médico, que consegue acessar todas as informações em um só lugar. Além disso, outra funcionalidade da solução é o envio de notificações sobre agendamento de consultas e remédios.

Memed

A Memed é uma plataforma para prescrição eletrônica de medicamentos, gratuita e exclusiva para médicos, com informações organizadas e atualizadas de todos os medicamentos disponíveis para consulta e prescrição no mercado brasileiro.

Com a ferramenta de prescrições online, basta ao médico digitar o nome do medicamento que deseja prescrever e imprimir a receita diretamente da tela do computador para as mãos de seus pacientes. Dessa forma, garante-se uma receita legível e que o médico tenha acesso aos medicamentos mais atuais.

No contexto do Pitch Gov SP, o teste será realizado primeiro no hospital do servidor público estadual – Iamspe – e em seguida, na Secretaria de Saúde.

No Iamspe, pretende-se solucionar o problema de despadronização na emissão de prescrições das clínicas médicas conveniadas - o que dificultava consideravelmente a dispensa dos medicamentos prescritos junto à sua Farmácia Ambulatorial do hospital. Com a Secretaria de Saúde, o teste será realizado no Hospital Pérola Byington.

Texto publicado no Startupi.

São Paulo – Ser empreendedor não é para qualquer pessoa. É preciso estar disposto a correr riscos, aprender constantemente e resolver problemas o tempo todo, já que você será sempre o responsável pelo bom andamento do seu negócio. Para saber o que é preciso para vencer neste meio, listamos aqui dez hábitos e características pessoais que ajudam os empreendedores a chegarem ao sucesso. Cada ponto foi relatado por executivos e especialistas, em resposta a um post na rede social Quora, que perguntava: “Quais são os hábitos que os empreendedores têm e as outras pessoas não?”. O post teve 66 respostas. Nevegue pelos slides acima e conheça as melhores, de acordo com a nossa seleção.
  • 2. 1 – Eles sabem ligar os pontos

    2 /12(Wavebreakmedia/iStock)

  • Veja também

    Para o professor de empreendedorismo Peter Baskerville, que leciona na escola australiana TAFE Queensland Brisbane, um dos grandes diferenciais do empreendedor é estar atento ao mundo ao redor, e “ligar os pontos” em busca de oportunidades. Segundo ele, a maioria das pessoas pensa que sua vida é regida por fatores desconectados. Os empreendedores não. “Empreendedores ficam ligados às constantes mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas e aprenderam a identificar as ligações no que parecem ser fatores aleatórios. Eles estão sempre atentos e prontos para ligar os pontos em busca de uma oportunidade em potencial no que parecem ser fatos sem conexão.”
  • 3. 2 – Eles estão dispostos a fracassar

    3 /12(Thinkstock)

  • Para a empreendedora Siobhan Green, sócia e CEO da startup de estratégias digitais Sonjara, o que diferencia um empreendedor é a forma como ele lida com a possibilidade do fracasso. “É uma disposição para o fracasso. Fracassar não é só perder dinheiro, é também o constrangimento a perda de status. Para ter sucesso, você precisa arriscar sua reputação, seu nome e qualquer status que tenha acumulado. Se você falhar, a culpa é sua. Mesmo que você faça tudo certo, e as condições estiverem contra você, o fracasso ainda está na sua cabeça. Grandes recompensas exigem grandes riscos. Isso é realmente assustador para algumas pessoas, mais assustador do que perder dinheiro (o que já é difícil o suficiente).”
  • 4. 3 – Eles enxergam mais longe

    4 /12(Sergey Nivens/Thinkstock)

    Para Jason M. Lemkin, criador do blog SaaStr.com, voltado para empreendedores, uma característica dessas pessoas é conseguir enxergar para além do risco. “Empreendedores de sucesso veem o outro lado, veem o negócio milionário onde hoje não existe nada, e seguem em direção a ele. Atentos ao risco, mas confiantes de que podem atravessar, ou ao menos confiantes de aquilo poderá ser feito por alguém. E eles estão bem com a ideia de irem eles mesmos.”
  • 5. 4 – Eles usam o dinheiro para conseguir mais dinheiro

    5 /12(ThinkStock/sjenner13)

    Para Oliver Emberton, fundador da empresa britânica de software Silktide, uma característica dos empreendedores é que, enquanto a maioria das pessoas gasta seu dinheiro com coisas como comida e diversão, eles usam seu dinheiro para fazer mais dinheiro. “Considere uma pessoa comum que ganha na loteria. A maioria acaba gastando tudo em poucos anos, porque seu padrão mental é o de gastar tudo o que têm. Se as pessoas ganham um aumento no salário, elas vão e compram um carro novo. Para os empreendedores isso é loucura. Todo o dinheiro é um meio para fazer mais dinheiro.” Segundo Emberton, isso faz com que os empreendedores adiem seus próprios ganhos para maximizar o retorno. “Se estiver procurando um futuro empreendedor fracassado, olhe para aqueles que estão gastando com frivolidades. Tive um sócio que quis comprar carros da empresa para nós dois em nosso primeiro mês de negócio. Eu recusei”, conta.
  • 6. 5 – Eles resolvem problemas

    6 /12(Thinkstock)

    O professor Gerard Danford, que leciona na universidade finlandesa Aalto, elenca três características marcantes entre os empreendedores: capacidade de resolver problemas, autonomia e autenticidade. “Resolver problemas: Os empreendedores reconhecem que algo está errado ou quebrado, sabem como resolver, e sabem como resolver melhor do que todos os outros. Autonomia: Empreendedores têm um senso de autonomia, um senso de quererem algum controle sobre o que fazem de suas vidas.
    Autenticidade: Empreendedores não querem ter que checar seus valores toda vez que vão ao trabalho.” Tudo isso, segundo Danford, tem muito pouco a ver com dinheiro. “Fazer dinheiro é consequência”, afirma.
  • 7. 6 – Eles estabelecem metas

    7 /12(Thinkstock/Thinkstock)

    Para o empreendedor Brian de Haaff, cofundador e CEO da empresa Aha!, que elabora estratégias para outros negócios, há várias características fundamentais para empreendedores. Uma delas é que eles sabem estabelecer metas. “Todos sabem que estabelecer metas é importante. No entanto, muitas pessoas dão toda a atenção para a ideia e falham em se voltar para a meta. Empreendedores de sucesso não chegam lá por acidente. Eles sabem como podem se distrair com o dia a dia de um negócio. É por isso que eles estabelecem uma estratégia e olham antes de tudo para a sua meta para planejar sua agenda diária”, afirma.
  • 8. 7 – Eles sabem quando ser generosos

    8 /12(BrianAJackson/Thinkstock)

    Segundo o investidor e empreendedor Dan Freeman, uma característica importante para empreendedores é a forma como eles lidam com o dinheiro na hora de pagar por um serviço por exemplo. “Não desperdice dinheiro. No entanto, não seja mesquinho ao negociar com as pessoas que trabalham para você. Ao ser generoso com quem te ajuda a ir em frente, eles vão estar ali quando você realmente precisar (o que vai acontecer muitas vezes).” “Pague rapidamente. Quando você faz isso, as pessoas agradecem e isso constrói um bom karma. Mais uma vez, quando você precisar dessas pessoas, eles estarão mais dispostas a te ajudar. Muitas pessoas tentar demorar para pagar, o que tem o efeito contrário”, aconselha.
  • 9. 8 – Eles sabem vender

    9 /12(Sasiistock;Thinkstock)

    Para R.L. Adams, empreendedor e escritor, há diversas características que diferenciam os empreendedores, como acordar cedo e ter medas de longo prazo. Uma delas é a capacidade vender seu peixe. “Eles têm certo zelo e entusiasmo com os negócios e seu potencial de sucesso. Eles geralmente não são dissuadidos pelos pessimistas ou as probabilidades contrárias ao seu projeto. Muitos deles têm uma experiência com vendas e entendem a arte de fechar um negócio e fazer uma venda”, afirma.
  • 10. 9 – Eles têm foco e organização

    10 /12(ThinkstockSIphotography)

    Outra característica dos empreendedores, segundo Emanuel Martonca, CEO da Thinslices, uma empresa de desenvolvimento para celular, é a capacidade de manter o foco e a organização. “Eu mesmo desenvolvi um hábito que me ajuda com a produtividade do dia a dia – eu gosto de escrever todas as tarefas que eu preciso completar durante o dia. E geralmente faço uma lista complementar e, se eu consigo administrar muito bem meu tempo, dou conta das duas”, conta. Outro ponto importante, segundo o CEO, é saber priorizar. “É muito importante que a pessoa seja madura o suficiente para entender quais coisas devem ser resolvidas primeiro. Mesmo que você não goste disso, os projetos têm prazos, e cumprir algumas tarefas prazerosas não resolve a urgência das outras”, afirma.
  • 11. 10 – Eles não param de aprender

    11 /12(Thinkstock)

    O empreendedor Prithvi Raj recorre à história do cantor 50 Cent para destacar uma habilidade importante dos empreendedores: eles sempre estão dispostos a aprender. 50 Cent começou a vida no tráfico de drogas, quando ainda era adolescente, e aprendeu muito sobre negócios, afirma o empreendedor. Depois, o cantor se voltou para a música, onde aprendeu sobre marketing, distribuição e o poder da internet. “Ele se adapta às novas tendências, o que significa que ele adora mudar”, resume Raj.

    A partir daí, Raj resume algumas características de empreendedores de sucesso: "1 – Eles não param de aprender. Aprendem através de livros, seminários, internet, e eles têm a humildade de perguntar;
    2 – Eles não ficam parados;
    3 – Eles aprendem e se movem em direção ao que amam;
    4 – Eles têm o hábito de se adaptar a novos ambientes;
    5 – Neste processo, eles se desenvolvem internamente e conversam consigo mesmos para descobrir como se tornar ainda mais ousados”, elenca o empreendedor.
  • 12. Quer mais dicas de sucesso? Veja como começar seu dia.

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasInovaçãoMetrópoles globaisParcerias público-privadassao-pauloStartups

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame