PME

Shark Tank Brasil: o que foi destaque no primeiro episódio da 6ª temporada

Em busca de apoio financeiro, empreendedores dos setores de moda, pets e tecnologia apresentaram suas ideias de negócio aos jurados. Confira os principais destaques

Primeiro episódio teve pitches convincentes e oferta de 3 milhões de reais (Shark Tank/Reprodução)

Primeiro episódio teve pitches convincentes e oferta de 3 milhões de reais (Shark Tank/Reprodução)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 19h14.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h50.

Foi ao ar, na sexta-feira, 24, o primeiro episódio da sexta temporada de Shark Tank Brasil. O reality show do Sonny Channel oferece a novos empreendedores uma chance de conseguirem aportes financeiros para alavancar seus negócios com a ajuda de grandes empresários (os Sharks).

Desde a sua estreia no Brasil, o programa  já atingiu cerca de 300 negócios em todo o país.

"Mais do que um entretenimento, o programa é uma ótima oportunidade para aprender sobre o universo do empreendedorismo e tirar dicas valiosas para a hora de buscar um investidor", afirma Carol Paiffer, jurada do reality e CEO da ATOM S/A, a maior empresa de traders da América Latina.

Ela também é professora do Jornada do Zero ao Negócio, um curso sobre empreendedorismo e negócios organizado pela EXAME Academy. Durante o treinamento, Carol compartilha dicas e aprendizados relacionados a gestão, marketing, finanças e a estruturação de um plano de negócios -- dentre outros aprenzidos importantes que acumulou ao longo de seus 16 anos empreendendo.

Inscreva-se aqui para aprender sobre empreendedorismo com Carol Paiffer, do Shark Tank Brasil

Shark Tank Brasil: destaques do 1º episódio

Apresentada por Luitha Miraglia, a nova temporada trará a história de 11 empreendedores — que, além de apresentarem seus negócios aos jurados, também irão compartilhar os desafios, os aprendizados e as superações de empreender em meio à pandemia de covid-19.

Nesse primeiro episódio, empreendimentos relacionados à inovação, moda e ao mercado pet ganharam destaque. Veja abaixo.

Gato e Café

O primeiro pitch foi o da carioca Giovanna Bernardo, que buscava um investimento de 400.000 reais em troca de 10% de participação em sua empresa. “Participar do Shark Tank tem sido um desafio, mas eu acredito muito na nossa ideia e no nosso propósito, então acho que os jurados também vão se encantar”, disse pouco antes de entrar no Tanque de Tubarões.

Apaixonada por gatos, Giovanna é dona da Gato e Café, uma cafeteria que promove a adoção consciente dos bichinhos. Para isso, além oferecer bebidas e alimentos para os humanos, o espaço também conta com uma ala onde é possível conhecer e adotar gatos de rua.

Ela contou aos jurados que a ideia de negócio veio após conhecer o conceito de “cat coffee” durante uma viagem ao Japão — e que, apesar de ter aberto a empresa em meio à pandemia, teve lucro em todos os meses de funcionamento.

Atualmente, seu faturamento é composto 80% da cafetaria; 15% da área de interação com os gatos (o valor pago para interagir com os felinos é utilizado para cuidar dos animaizinhos enquanto eles não encontram um lar); e 5% da linha de produtos próprios (como camisetas, canecas e outros objetos).

Ao final da apresentação, a empreendedora recebeu duas ofertas, mas acabou aceitando a da empresária Camila Farani, que ofereceu os 400.000 reais em troca de 20% de participação no negócio.

Quer transformar a sua ideia em um negócio de sucesso também? Clique aqui.

Netword Agro

Ana Carolina e seu pai Marcos são os fundadores da Netword Agro, uma empresa que realiza monitoramento digital de solos, lavouras e pastagens e entrega redução de custos de forma sustentável. Eles buscavam um investimento de 3 milhões de reais em troca de 10% da empresa.

Durante o programa, eles contaram aos Sharks que a Netword Agro têm uma média de 45% de margem líquida (o valor se refere ao ganho real da empresa após dedução de todas as despesas envolvidas na produção).

Após apresentarem seu modelo de negócios e tirarem as dúvidas dos Sharks, Marcos e Ana Carolina receberam duas propostas. Carol Paiffer ofereceu 40% pelo investimento de 3 milhões de reais na empresa, enquanto Semenzato e Camila se juntaram para oferecer 30% pelo mesmo valor.

Mas os participantes fizeram uma contraposta. “Nós gostaríamos que os três [Sharks] viessem juntos, porque acreditamos que todos têm valores a agregar ao que a gente quer fazer, mas o nosso limite de equity é de 20%”.

Veja abaixo qual foi a resposta dos jurados.

yt thumbnail

G.G.Rie

O terceiro e último pitch do programa foi o da candidata Allyne Turano. Ela é criadora da G.G.Rie, uma marca de lingerie plus size que, durante a pandemia, viu suas vendas online aumentarem de 10% para 92%.

Após um pitch bastante convincente, Allyne não conseguiu responder a algumas perguntas dos Sharks relacionadas à margem de lucro da empresa e lucro líquido de sua última linha de produtos e saiu programa sem nenhuma proposta.

O segundo episódio da sexta temporada do Shark Tank Brasil vai ar nesta sexta-feira, 1º de outubro, às 22h30.

Jornada do Zero ao Negócio

 

Se você tem uma ideia inovadora de negócio, mas não sabe ao certo como tirá-la do papel;  já tem um negócio funcionando, mas sente que pode potencializar seu sucesso; ou mesmo se já teve um negócio, mas que acabou não indo para a frente; então não pode deixar de participar da Jornada do Zero ao Negócio.

Durante o treinamento, Carol vai compartilhar tudo o que aprendeu ao longo de seus 16 anos como empreendedora de forma leve, simples e objetiva. A ideia é que todo empreendedor consiga colocar os conhecimentos adquiridos durante as aulas em prática rapidamente.

“As pessoas terão a oportunidade de aprender literalmente do zero. Serão conhecimentos técnicos bem importantes, como olhar para as finanças, pro marketing, saber estruturar um plano de negócios e até sobre como buscar investimento. Além disso, será um ótimo ambiente para networking com outros empreendedores. Também teremos muitas novidades que servem pra quem já empreende mas quer melhorar ainda mais a sua jornada”, diz.

Vale ressaltar que essa esse é o primeiro curso sobre empreendedorismo e negócios ministrado por Carol Paiffer “Então estou me dedicando ao máximo para trazer todas as informações que eu fui acumulando ao longo dos meus 16 anos empreendendo e, é claro, o que eu aprendi com outras pessoas ao meu redor que empreendem também”.

QUERO APRENDER COM A CAROL PAIFFER, DO SHAR TANK!

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresProgramas de TVReality showsInvestidores

Mais de PME

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

O que é a antecipação de recebíveis e como usá-la a favor do seu negócio?

O que é fluxo de caixa e como fazer uma gestão eficiente das entradas e saídas?

Mais na Exame