PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Aprenda a utilizar o ROI para entender, de forma prática, se um investimento vale a pena ou não

 (Liubomyr Vorona/iStockphoto)

(Liubomyr Vorona/iStockphoto)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de julho de 2024 às 07h00.

Todo investimento feito tem expectativa de retorno, certo? Independente do prazo — dos mais curtos aos mais longos — os resultados são aguardados, de forma que haja uma compreensão sobre a saúde do negócio. 

E quanto melhor a proporção entre o valor investido e o retorno, mais são os sinais positivos de que algo está dando certo (ou que pode vir a dar).

Antecipe seus recebíveis com as melhores tarifas do mercado. Simule gratuitamente agora!

O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma das principais formas de medir essa proporção, seja para lançar um produto novo, melhorar os processos da empresa ou fazer qualquer ação que tenha impactos positivos financeiramente.

Neste guia, vamos te explicar o conceito de ROI e discutir a sua importância, com benefícios em diversas áreas diferentes.

O que é ROI?

O ROI é uma sigla para um termo em inglês (Return on Investment) que significa Retorno sobre Investimento. É uma métrica financeira, mas usada em diversas áreas de atuação, para avaliar a eficiência ou a rentabilidade de um investimento.

Basicamente, devemos levar em consideração o seguinte raciocínio: para cada um real investido, quantos reais voltaram? 

Sua indicação principal é naqueles casos onde há a relação entre saída e entrada de recursos. Há uma fórmula para fazer o cálculo do ROI:

  • (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos

Essa métrica ajuda a determinar o quanto de lucro ou prejuízo um investimento gerou em relação ao seu custo:

  • Um ROI positivo indica que os ganhos superaram os custos
  • Um ROI negativo indica que os custos superaram os ganhos

Para saber o resultado em porcentagem,é só multiplicar o resultado por cem.

Ao calcular o ROI, lembre-se de somar todos os valores gastos e inserir no campo de custos ou investimentos. Caso diferentes recursos tenham sido usados, todos devem ser considerados, para que o resultado esteja de acordo com a realidade.

Em quais áreas o ROI pode ser utilizado?

Listamos alguns exemplos de áreas em que o ROI pode ser usado. Assim, você entende melhor o conceito na prática.

  • Finanças: avaliação da rentabilidade de investimentos em novos equipamentos, infraestrutura ou outras iniciativas de capital, determinação do retorno potencial de adquirir outra empresa ou se fundir com ela;
  • Marketing: medição do retorno de investimentos em SEO, PPC, e-mail marketing, determinação do ROI de participar ou organizar eventos e feiras;
  • RH: medição do retorno de investimentos em benefícios, como saúde e bem-estar dos funcionários, avaliação da eficácia dos programas de desenvolvimento de funcionários.

Quais são os benefícios de medir o retorno sobre investimento?

O ROI é um indicador baseado em dados e evidências: podemos vê-lo como uma das formas mais confiáveis de entender se o investimento em áreas específicas vale a pena ou não.  

Essa medição e análises contribuem para um alocamento de recursos eficaz, em que os recursos são direcionados para que ofereçam maior possibilidade de retorno. Isso evita desperdícios em iniciativas menos produtivas.

Os decisores podem escolher entre diferentes possibilidades de investimentos, decidindo seguir em frente com aquele que apontou maiores chances de sucesso. 

No momento de planejamento e concepção de novos projetos, por exemplo, o ROI entra como ótima justificativa e base para demonstrar tanto o valor quanto o impacto das iniciativas propostas — para investidores e stakeholders.

Durante o processo de concepção, a análise do ROI pode revelar áreas onde os investimentos não estão gerando o retorno esperado, permitindo ajustes e melhorias para aumentar a eficiência e a rentabilidade.

Como melhorar o ROI na minha empresa?

Melhorar o ROI pode significar a reavaliação de todos — ou dos principais — processos da sua empresa. Não há uma resposta simples, uma vez que o retorno sobre o investimento pode não estar acontecendo conforme o previsto por diversos fatores.

Entendemos que processos bem estabelecidos e organizados, uma cultura organizacional que motive os colaboradores e a identificação de produtos ou serviços inovadores — que realmente preencham os gaps do mercado e respondam às dores do público — são algumas respostas para esse questionamento.

  • Use ferramentas de análise de dados para monitorar o desempenho e identificar o que precisa ser ajustado.
  • Implemente automação para reduzir custos e aumentar a eficiência com softwares de gestão de projetos, automação de marketing e CRM.
  • Invista em P&D para criar produtos inovadores e use feedback dos clientes para aprimorar ofertas.
  • Desenvolva as habilidades da equipe para aumentar a produtividade e melhorar a tomada de decisões.
  • Foque na satisfação do cliente com excelente atendimento, ofertas personalizadas e programas de fidelidade. 
  • Explore novas frentes de negócio e aprimore as existentes para alcançar novos clientes e diversificar a oferta de produtos e serviços.
Acompanhe tudo sobre:Empresasdicas-de-financas-de-pme

Mais de PME

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

O que é a antecipação de recebíveis e como usá-la a favor do seu negócio?

Mais na Exame