PME

Recursos para pequenas e médias empresas inovadoras

Projetos ainda não formalizados também podem participar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Pequenas e médias empresas com potencial de inovação podem se candidatar a receber recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pelo Programa de Capital Semente (Criatec). Cerca de 50 empresas deverão ser beneficiadas pelo programa, que destinará até R$ 1,5 milhão a cada uma, totalizando um investimento de R$ 80 milhões nos próximos quatro anos.

"Os recursos serão investidos com perspectiva de rentabilidade. É como se o banco entrasse como sócio da empresa e, para isso, assumisse parte do risco que envolve todo empreendimento no início da curva de crescimento", diz Pedro Duncan, chefe do Departamento de Investimento em Fundos do BNDES.

Os projetos devem pertencer aos setores de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Nanotecnologia, Alimentos, Fármacos, Agronegócios, Novos Materiais e Mecânica de Precisão. Não existe a obrigatoriedade de ter uma empresa formalizada para se candidatar a receber o aporte, projetos ainda no papel também poderão receber investimento.

As empresas serão escolhidas por meio de gestores regionais instalados nas cidades participantes - Florianópolis, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Belém - que também serão responsáveis pelo desembolso do investimento e do monitoramento das aplicações do fundo. Serão aceitos negócios localizados a até 200 quilômetros desses municípios, escolhidos por serem considerados pelo programa como os pólos de maior inovação no país.

Os interessados podem enviar propostas e modelos de negócio para negociação junto ao BNDES através do site do Criatec.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame