PME

Projeto leva startups para o mar

Navio deverá ter lojas de conveniência, médicos de plantão para primeiros socorros e um convênio que garante a remoção por helicóptero em caso de emergência

Navio será capaz de abrigar 300 startups (Divulgação)

Navio será capaz de abrigar 300 startups (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 15h22.

São Paulo - Facebook, Twitter, Instagram... O Vale do Silício ajudou a impulsionar uma série de startups, mas nem todos os empreendedores têm a sorte de conseguir um espaço por lá. “Os imóveis estão caros e os estrangeiros não conseguem vistos para morar nos Estados Unidos”, disse a INFO Max Marty, presidente da Blueseed. Para tentar resolver esse problema, a empresa planeja lançar até 2014 um navio capaz de abrigar 300 startups.

Ancorado a 22 quilômetros de distância da costa da Califórnia, ele estará em águas internacionais e hasteará a bandeira das Bahamas. A manobra burocrática permite que seja preciso apenas o visto de turista para embarcar no navio e trabalhar. O custo da hospedagem vai variar entre 1,2 e 3 mil dólares por pessoa ao mês e inclui cabine com acesso à internet e duas idas diárias a terra firme.

“A ideia é que as pessoas trabalhem em um ambiente criativo e mantenham contato com o Vale do Silício. Quando a empresa vingar, será mais fácil conseguir um visto e se mudar”, afirma Marty. Serão necessários entre 30 milhões e 80 milhões de dólares para a compra e a reforma do navio.

Como a Blueseed também é uma startup, 20% desse valor está sendo arrecadado com investidores. O restante virá de empréstimos bancários. Para pagar a dívida, o que se quer não é apenas lucrar com o aluguel, mas também apostar no sucesso dos próprios clientes. Toda startup que embarcar cederá 6,5% de suas ações à Blueseed. “Queremos ser o local onde os Facebooks e Twitters do futuro se desenvolverão”, diz Marty.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasProjetosStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame