Exame Logo

Programa do Sebrae capacita 25.000 MEIs pelo WhatsApp

Usando inteligência artificial nas conversas, o Sebrae e a DOT digital group conseguem distribuir conteúdo sobre finanças, marketing e contabilidade

Cursos: o MEI que quiser participar do programa pode fazer três trilhas gratuitas, que podem ser acessadas a qualquer hora e nos sete dias da semana (10'000 Hours/Getty Images)
CI

Carolina Ingizza

Publicado em 7 de dezembro de 2020 às 12h06.

Em julho, o Sebrae de São Paulo lançou um programa de capacitação de microempreendedores individuais ( MEIs ) pelo WhatsApp, em uma parceria com a empresa de educação DOT digital group. Desde o lançamento, mais de 25.000 pessoas passaram pelo programa.

Nos primeiros meses desde o lançamento da iniciativa, os cursos mais procurados foram o de controle da movimentação financeira; o “Será que sou empreendedor ?”, que ajuda a pessoa identificar se tem aptidão para negócios; e o de marketing digital, que ensina a elaborar um planejamento para vender pela internet.

Veja também

O MEI que quiser participar do programa pode fazer três trilhas gratuitas, que podem ser acessadas a qualquer hora e nos sete dias da semana. Cada trilha contém seis cursos, com duas horas de duração cada, e abrangem temas como finanças, marketing, formalização e contabilidade.

O curso parece uma conversa pelo WhatsApp. O aluno interage com um chatbot que vai apresentando textos, vídeos e áudios curtos, e também de planilhas que podem ser imediatamente aplicadas no negócio.

“Essas pílulas de aprendizagem estão dentro do conceito de microlearning, uma estratégia de distribuição de conteúdo que torna o processo de absorção de informações mais flexível e efetivo”, diz Carolina Nunes, consultora educacional e coordenadora do projeto no DOT digital group.

O WhatsApp foi escolhido como canal para o programa por ser uma rede social usada por todas as camadas da população brasileira.

“Além de ser uma ferramenta democrática, acessível, flexível e interativa, o grande diferencial dessa capacitação é que o conteúdo é instrumental. As pessoas querem aprender algo que seja aplicável e, ao longo da interação, ela te entrega ferramentas que podem ser imediatamente usadas no negócio”, diz Claudia Aparecida Gonçalves Brum, gestora de Capacitação Digital do Sebrae-SP.

As inscrições estão disponíveis pelo site.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoMEI (microempreendedor individual)Sebrae

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame