PME

PMEs precisam de uma equipe de marketing?

Quem faz o plano de marketing precisa ter conhecimento técnico, explica especialista

PMEs precisam de uma equipe de marketing? (Stock.xchng)

PMEs precisam de uma equipe de marketing? (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2010 às 09h00.

As pequenas e médias empresas precisam de uma equipe de marketing?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - Pequenas e médias empresas costumam utilizar processos menos formais, pois os donos ou executivos tendem a ter conhecimento funcional e experiência técnica. A equipe mais enxuta também propicia o controle direto sobre ações fundamentais para o sucesso.

Assim, é comum que o processo de planejamento ocorra, mas nem sempre o resultado é explicitado por escrito num plano de marketing. No entanto, diversas pesquisas mostram que procedimentos formais de planejamento resultam em maior rentabilidade e estabilidade no longo prazo.

Os principais efeitos do processo formal são: a identificação sistemática de oportunidades e ameaças, o preparo para enfrentar mudanças, a melhor comunicação e a redução de conflitos entre os indivíduos na empresa, o envolvimento de todos no processo de planejamento, a distribuição mais apropriada de recursos, a clareza e a coerência de abordagem da empresa. Mas quem deve ser o responsável por esse processo? Quem deve escrever o plano de marketing? Preciso de um departamento de marketing?

Não é totalmente necessário ter um departamento de marketing para realizar o processo de planejamento de marketing. Especialmente quando a empresa é pequena o próprio dono ou principal executivo pode ser o responsável pelo processo, desde que tenha conhecimento técnico para isso. Se não tiver, pode contratar terceiros para ajudá-lo.

À medida que a empresa cresce, costuma ser necessário organizar a administração de marketing sob uma função central, que pode ser uma única pessoa ou uma equipe, dependendo da complexidade do ambiente e da própria empresa. Quanto maior for a gama de produtos ofertados e o número de segmentos de clientes atendidos, mais complexo torna-se o processo de elaboração do plano de marketing.

    <h5>
        <em><strong>Daniela Khauaja</strong> é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. <br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre marketing para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em>
Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpreendedoresPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame