PME

Pense no futuro, diz fundador da XP Investimentos

Marcelo Maissonave, fundador da XP Investimentos, participou hoje do evento Day 1, em São Paulo

 Marcelo Maissonave (Fundador da XP Investimentos) no Day1 da Endeavor, em novembro de 2013 (Reprodução)

Marcelo Maissonave (Fundador da XP Investimentos) no Day1 da Endeavor, em novembro de 2013 (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 17h48.

São Paulo – Diversificar produtos. Esta foi uma das principais lições que a XP Investimentos tirou da crise de 2008, segundo Marcelo Maissonave, fundador da corretora. Maissonave contou sua história hoje no evento Day 1, da Endeavor, em São Paulo, com transmissão em EXAME.com.

Com 800 funcionários, 1500 agentes autônomos e 80 mil clientes pessoas físicas no país, a XP Investimentos é uma das mais reconhecidas corretoras do mercado. Criada em Porto Alegre, a empresa nasceu para vender ações e foi se adaptando ao mercado ao longo do tempo. “Nos primeiros meses, fizemos 500 visitas porta a porta. A gente só oferecia investimento em ações, o que era mais difícil”, diz.

Sem conseguir convencer os clientes, os sócios começaram a oferecer palestras para explicar a importância da escolha dos investimentos. “A gente dava palestras e tinha 100% de conversão. A gente pensou que tinha um modelo de negócios criado ali, tinha que oferecer educação financeira primeiro e depois os serviços financeiros. Alugamos uma salinha de um hotel em Porto Alegre e era todo final de semana de curso”, conta.

Em 2007, a empresa já tinha 30 escritórios pelo Brasil quando resolveu dar um novo passo. “Percebemos que precisávamos sofisticar o negócio e compramos uma corretora no Rio, que tinha cinco funcionários, era quase inativa, e transformamos na XP investimentos e corretora”, explica.

No ano seguinte, a crise pegou a empresa e o foco em ações assustou os clientes. “A gente era focado em um produto só e esse produto caiu 40% de uma vez. Depois da crise, decidimos que não íamos passar por outra crise concentrados em um único produto, diversificamos a atuação com renda fixa, seguros e previdência”, diz. Aos novos empreendedores, Maissonave sugere a diversificação e foco no futuro. “A minha mensagem é pense no seu futuro e corra atrás dos seus sonhos porque vale a pena”, diz.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar

Mais na Exame