Jogo online premia estudantes com viagem a Espanha
Inscrições para o Desafio Sebrae para universitários terminam no próximo dia 11
Da Redação
Publicado em 4 de maio de 2011 às 14h41.
Brasília - Os vencedores da final nacional do Desafio Sebrae 2011 receberão como prêmio uma viagem internacional para conhecer centros de empreendedorismo na Espanha e uma visita cultural a Barcelona. O jogo está na 11ª edição, e esse ano os participantes terão de administrar uma fábrica de bicicletas.
As inscrições vão até o próximo dia 11 de maio e devem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa é de R$ 50 por grupo de estudantes, que pode ser de no mínimo três pessoas e no máximo cinco. Eles recebem um brinde do Sebrae no ato de inscrição, composto por mochila, necessaire e caneta.
Professores universitários são grandes parceiros e admiradores do jogo virtual. Na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas, os alunos participantes do Desafio Sebrae poderão optar por ganhar créditos em algumas disciplinas, de acordo com sua atuação no jogo. No ano passado, cerca de 500 universitários da Unifei participaram da competição. Este ano, a expectativa é de que 750 alunos participem do Desafio.
“Esse jogo é excelente, porque é uma oportunidade para alunos competirem em nível estadual, nacional e até internacional. O mais interessante é que ele introduz conceitos importantes na área de gestão, marketing, finanças e de atitudes empreendedoras”, afirma Fábio Fowller, professor de administração de empresas e cursos de engenharia da Unifei.
As situações e adversidades a serem enfrentadas pelos grupos de universitários no Desafio Sebrae se assemelham muito à vida real de empreendedores e empresários. “Os participantes sentem na pele a condição de ser empresário. É adrenalina total. A diferença é que se falir não terá prejuízos reais”, ressalta Lídia Henrique, analista da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae.
“Os universitários participantes do Desafio Sebrae, este ano, terão a oportunidade de fazer a gestão virtual de uma fábrica de bicicletas, dentro dos princípios da sustentabilidade, ao longo dos seis meses do jogo”, explica a analista. A atividade lúdica e de aprendizagem empresarial propicia ao universitário vivenciar situações e tomar decisões que envolvem recursos humanos, momentos de crise, variações cambiais, entre outras. Trabalhar em equipe, ter visão sistêmica de uma organização e desenvolver planejamento estratégico também estão entre os objetivos do jogo idealizado e realizado pelo Sebrae.