PME

Índice de falência empresarial precoce diminui em Alagoas

Pesquisa constata que 74% das empresas abertas no estado sobrevivem no mercado após os dois primeiros anos, considerados os mais críticos pelos especialistas

Alagoas está em um grupo de 10 estados brasileiros que apresentam índices de sobrevivência empresarial acima da média nacional (Wikimedia Commons)

Alagoas está em um grupo de 10 estados brasileiros que apresentam índices de sobrevivência empresarial acima da média nacional (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2012 às 08h58.

Maceió - O mercado alagoano está propício aos negócios. O índice de empresas que fecharam nos dois primeiros anos de funcionamento foi de menos de 30% em 2011. Além disso, cerca de 3,3 mil empreendimentos foram constituídos no estado de janeiro a dezembro.

De acordo com o balanço divulgado pela Junta Comercial, Alagoas está em um grupo de 10 estados brasileiros que apresentam índices de sobrevivência empresarial acima da média nacional. A cada 100 empresas abertas no estado, 74 conseguem se manter na ativa depois de dois anos, considerados os mais críticos. Os setores com melhor desempenho foram comércio, serviços, indústria e construção civil. O estado tem mais de 67 mil pequenos negócios formalizados, sendo 62,3 mil microempresas e 5,2 mil empresas de pequeno porte.

“Percebemos os reflexos dos esforços em prol dos empreendedores alagoanos. É gratificante saber que fazemos parte dessa construção positiva em nosso estado e no Brasil. Através da formalização, o empresário garante seus direitos e passa a ser vitrine no mercado, ganhando benefícios fiscais e de crédito. É bom para as empresas e para a sociedade”, destacou a diretora técnica do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca.

Em Alagoas, é possível abrir e formalizar uma empresa no prazo de três a seis dias úteis. A média nacional é de mais de 150 dias. O atendimento da Central Fácil é das 9h às 12h, nas segundas-feiras; e das 7h às 12h, de terça a sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:AlagoasEmpreendedoresPequenas empresas

Mais de PME

Mais na Exame