Hoje é dia de comprar do pequeno negócio. Veja por quê
O Movimento Compre do Pequeno Negócio, organizado pelo Sebrae, acontece hoje e pretende estimular o comércio em empreendimentos locais
Mariana Fonseca
Publicado em 5 de outubro de 2015 às 13h00.
São Paulo – O Brasil possui mais de 10 milhões de pequenos negócios, o que representa 95% do total de empresas. Muito mais do que gerar receita para seus donos, eles estimulam a criação de novos empregos e contribuem para melhorar a situação econômica do país, mesmo com a crise.
Pensando nisso, o Sebrae resolveu lançar o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que é celebrado hoje, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A ideia é que cada consumidor opte por adquirir produtos e serviços dos pequenos empreendimentos , ao invés de recorrer às gigantes do mercado.
Para estimular essa escolha, a instituição citou cinco justificativas: os micro e pequenos negócios ficam perto da sua casa; geram 52% dos empregos formais; o dinheiro gasto pelo cliente fica dentro do bairro; há o desenvolvimento da comunidade; e, por fim, essa opção é um ato transformador.
Agenda
O Movimento será celebrado em todo o país. As ações começam no Mercado do Produtor Rural, montado no Parque da Cidade, em Brasília, onde serão expostos e comercializados diversos produtos feitos em áreas rurais.
Ao todo, são 178 mil negócios cadastrados na plataforma, localizados em diversos estados.É possível buscar todos os estabelecimentos participantes do movimento por aqui. Alguns deles oferecem condições especiais aos consumidores ou então estão decorados com materiais da iniciativa.
Nas redes sociais, o movimento tem a hashtag #compredopequeno, que reúne mensagens de apoio e fotos de produtos adquiridos em micro e pequenas empresas.
Veja, a seguir, a campanha para o Movimento Compre do Pequeno Negócio: