O site de buscas é a porta de entrada de muitos consumidores (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
São Paulo - Um em cada três brasileiros no mundo estão conectados. São 65 milhões de brasileiros na rede. Eles passam em média 66 horas por mês na internet. Quase três vezes o tempo que passam vendo televisão. Isso já é suficiente para entender porque uma empresa precisa estar na internet. Em palestra no segundo dia do Curso EXAME PME, o diretor-geral do Google no Brasil, Alex Dias, disse que as pequenas e médias empresas se comunicam na internet da mesma forma que as grandes. "A internet é democrática e pode unir as pontas do mercado consumidor com o vendedor", conta. Dias acredita que as ferramentas de busca estão entrando na categoria de plataforma de conteúdo e isso significa uma reestruturação no modelo de comunicação das empresas com os clientes.
Mas, afinal, como a pequena empresa pode aparecer no meio da imensidão da internet? "A porta de entrada na internet é a busca", explica Michel Sciama, gerente de AdWords do Google Brasil. Os sites de busca funcionam por relevância, por isso, a escolha das palavras do seu anúncio ou site é primordial para uma boa colocação na hora da procura. Outro bom motivo para estar na rede é não precisar de mão de obra recorrente. O consumidor pode acessar o site a qualquer momento, de qualquer lugar. "O seu site não sai para almoçar", brinca Sciama.
Na última década, o e-commerce cresceu em média 45% ao ano. Isso, de acordo com os especialistas, é devido a uma mudança na lógica do consumidor e ao aumento de usuário na internet. "Acaba a era do vender e passa a ser a era do ajudar a comprar", conceitua o gerente. Nesta nova forma de se comportar, vale a teoria da encontrabilidade, ou seja, os consumidores encontram as empresas. "A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele", explica.
Algumas ferramentas oferecidas pela empresa podem aumentar a presença de uma empresa na internet. O Google AdWords são links patrocinados que aparecem conforme a relevância deles com a busca. A principal vantagem é que o empreendedor só paga quando clicam no seu anúncio. Este tipo de marketing possibilita um controle do retorno que o anúncio gera. Já o Google Insights para pesquisa funciona como uma vitrine. É possível medir a quantidade de buscas feitas pelo seu produto ou serviço, inclusive com um recorte temporal e geográfico.
A possibilidade de qualquer um produzir e espalhar conteúdo torna a internet um meio de acesso mais barato e fácil para as pequenas e médias empresas. "Os pequenos, muitas vezes, são mais empreendedores do que os grandes. Isso ocorre porque a cadeia de decisões é menos complexa e, consequentemente, mais rápida", explica Alex Dias.
Confira a cobertura completo do Curso Exame PME na seção Pequenas Empresas.